GRUPOS DE TRABALHO 
 
 
GT A Mulher na literatura
GT Análise do Discurso
GT Crítica Genética
GT Descrição do Português
GT Dramaturgia e Teatro
GT Estudos Comparados de Literatura de Língua Portuguesa
GT Fonética e Fonologia
GT História da Literatura
GT Historiografia da Lingüística Brasileira
GT Latim e Grego na Universidade Brasileira
GT Lexicologia, Lexicografia e Terminologia
GT Línguas Indígenas
GT Linguagem e Surdez
GT Lingüística Aplicada
GT Lingüística do Texto e Análise da  Conversação
GT Literatura Comparada
GT Literatura Infantil e Leitura
GT Literatura Oral e Popular
GT Literaturas Estrangeiras
GT Práticas Identitárias na Lingüística Aplicada
GT Psicolingüística
GT Semiótica
GT Sociolingüística
GT Teoria da Gramática
GT Teoria da Narrativa
GT Teoria do Texto Poético
GT Tradução
GT Relações Literárias Interamericanas
GT LITERATURA ORAL E POPULAR
Coord.: Doralice Fernandes Xavier Alcoforado
e- mail: faga@svn.com.br

PLANO DE ATIVIDADES 2001-2002

Apesar dos esforços, a Coordenação do Grupo não conseguiu levar a bom tento a proposta de criação de um Projeto Integrado envolvendo grupos de pesquisa dos Estados, dentro de uma ou mais linhas de pesquisa, visando uma maior integração dos membros e dos grupos, como foi proposto na circular n.1.

Acredita-se que isso deveu-se aos contratempos que os pesquisadores enfrentam em suas Instituições de origem no seu dia a dia, além da antevisão do pouco estímulo oferecido pelos órgãos de fomento à pesquisa. Esses contratempos foram ampliados certamente pelo fato dos Grupos estarem espalhados em diversas regiões do país, cujas distâncias geográficas e as diferenças culturais dificultam um intercâmbio mais estreito.  

 Essa dificuldade de comunicação pôde ser constatada no que diz respeito às informações solicitadas aos membros; muitas delas não chegaram até à Coordenação, apesar dos repetidos apelos. Essa situação se repetiu quanto à solicitação de dados para o relatório, e também quanto às sugestões para a programação, ao envio dos trabalhos para a Revista Eletrônica e ao cumprimento de prazos.

Sugerimos que para o próximo biênio os membros repensem a validade da proposta do Projeto Integrado. Para amenizar essas dificuldades acima referidas, propomos ainda a criação de uma representação regional e o apoio financeiro dos cursos de Pós-Graduação para viabilizar a funcionalidade dessa representação. Também recomendamos o fortalecimento da articulação com outras áreas e com outras universidades de cada Estado e a criação de outras linhas de pesquisa que contemplem novos interesses dos pesquisadores.

PROPOSTAS DE TRABALHO PARA A NOVA COORDENAÇÃO (2000-02)

1) Elaboração das ementas das linhas de pesquisa redefinidas em Niterói.
2) Criação e elaboração de projetos de pesquisa integrados.
3) Encontro Intermediário de Cuiabá-MT
4) Viabilizar a publicação, numa integração entre as instituições, de livros temáticos.

0. Linhas de Pesquisa:

a) Literatura Oral e Popular: Memória e Imaginário.
b) Registros e Tradução Cultural
c) Literatura Oral na Escola
d) Enfoques Teóricos e Pesquisa em Literatura Oral e Popular
e) Oralidades e Etnias 

Proposta de Trabalho: Organizar e subsidiar a elaboração das ementas das linhas de pesquisa.

1. Projetos Integrados:

Discutiu-se em Niterói, XV ANPOLL, a necessidade de projetos de pesquisa que integrassem os filiados do Gt e suas instituições. Estes projetos serão elaborados por temas afins, entre os pesquisadores, regiões ou enfoques teóricos. Do Encontro em Niterói surgiu o primeiro projeto neste perfil: “Água, Floresta, Cerrado: Narrativas e Mitos do Pantanal.” Neste projeto, em elaboração, encontram-se os pesquisadores que trabalham com o Pantanal. No processo de discussão, entre os filiados, posterior ao XV ANPOLL, tem-se pensado na possibilidade de tornar os três ecossistemas –  Água, Floresta, Cerrado – no tema central de outros projetos de maneira  que várias regiões do país estariam, dentro dos projetos, estudando as narrativas orais, a cultura popular, os mitos etc, a partir destes ambientes. Mas ainda não se chegou a elaboração de outros projetos.  

2. Encontro Intermediário do Gt (2001):

O Encontro Intermediário realizar-se-á em Cuiabá, Universidade Federal de Mato Grosso na primeira quinzena do mês de Novembro de 2001.
A programação temática prévia é a seguinte:
1°. Dia: Questões de Oralidade
2°. Dia: Oralidade e Etnias
3°. Dia: Oralidades Mediatizadas

3. O Projeto Integrado “Água, Floresta, Cerrado: Narrativas e Mitos do Pantanal” já está em uma versão preliminar elaborado e encontra-se em desenvolvimento. 
4.  O primeiro Livro Temático “Ecossistemas  e  Mitos Brasileiros” está em vias de elaboração e recolha de artigos dos pesquisadores do Gt que se dedicam ao tema.

INTEGRANTES

Tendo uma larga tradição no estudo e na pesquisa em Literatura Oral e Popular, a Universidade Federal da Paraíba, no momento apresenta pesquisadores independentes e grupos de pesquisa.  Entre os Pesquisadores independentes se encontram:

FRANCISCA NEUMA FECHINE BORGES:
Professora aposentada da Universidade Federal da Paraíba; Secretária da Comissão Paraibana de Folclore, ligada à Fundação Casa de José Américo. Especialista em cordel, a pesquisadora desenvolve os seguintes projetos: Memória em Literatura de Cordel: um arquivo computadorizado (Banco de Dados de Literatura de Cordel); Relações Icônico-Textuais na Literatura Popular em Verso do Nordeste Brasileiro; Dicionário Regional Popular de "A Bagaceira"; Roteiro Bibliográfico da Literatura Paraibana (Erudita e Popular). 

BELIZA ÁUREA DE ARRUDA MELLO
Professora da UFPB, a pesquisadora defendeu tese de Doutoramento, cujo tema está relacionado ao imaginário de narrativas medievais ibéricas e folhetos de cordel do Nordeste brasileiro, enfatizando a relação da figura do Diabo com a mulher nesse imaginário.

MARIA CLAURÊNIA SILVEIRA DE ABREU
Professora de Língua Portuguesa, defendeu a dissertação de Mestrado “Carretel da memória”, cujo tema são contos populares recolhidos na Paraíba, sob a orientação da Profa. Dra. Idelette Muzart. Desenvolve pesquisa dentro da linha A literatura oral na escolar. Atualmente fazendo doutoramento na área.

Como um grupo de pesquisa que congrega bolsistas e alunos de pós-graduação, está atuante o Laboratório de Estudos da Oralidade do Curso de Pós-Graduação em Letras, coordenado pela Profa. Dra. Maria Inês Ayala, que integra a linha de pesquisa Memória e Produção Cultural. Estão ligados a esta linha e ao GT de Literatura Oral e Popular: Ana Cristina Marinho Lúcio, Marinaldo José da Silva, Diógenes André V. Maciel, Edith Bacalháo, entre outros.

Grupo da PUC-SP
O Núcleo de Poéticas da Oralidade, coordenado pela Profa. Dra. Jerusa Pires Ferreira, ligado ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, atualmente conta com 43 membros que desenvolvem atividades nas várias linhas de pesquisa do GT. O Núcleo envolve as várias áreas do conhecimento, comportando estudos sobre folhetos de cordel, oralidade mediatizada, música, cinema e questões de etnicidade, entre outros.

Grupo da UFPA
O Projeto: O imaginário nas formas narrativas orais populares da Amazônia paraense (IFNOPAP), vinculado à Graduação e Pós-Graduação, coordenado pela Profa. Dra. Maria do Socorro Simões, congrega vários subprojetos. O projeto, que conta com 19 (dezenove) professores, 20 bolsistas de Iniciação Científica e 15 voluntários, vem realizando cursos e produção de monografias, dissertações, teses sobre o tema, e o filme "Lendas Amazônicas", de Moisés Magalhães e  Ronaldo Passarinho. As publicações Belém conta..., Santarém conta... e Abaetetuba conta... vêm sendo utilizandas em escolas do Ensino Fundamental e Básico.

Principais etapas executadas no período: recolha de narrativas, transcrição e digitação de  3.119 narrativas; organização de Base de Dados com 570 narrativas, publicação de dois livros, realização de um encontro; realização de 2 seminários; apoio à participação de bolsistas em encontros nacionais; apoio à participação de professores em encontros nacionais; organização de material para o Demo do Bragança conta...

Outras Publicações:

Livros:
SIMOES, Maria do Socorro. Narrativa e imaginário Amazônicos -     Belém,GEU,1999.
SIMOES, Maria do Socorro A cultura Amazônica em suas multivozes Belém,GEU,1999.

Artigos: 
SIMOES, Maria do Socorro Projeto IFNOPAP: mitos da Amazônia paraense - Hispania -  Washington, 1999.

III IFNOPAP

Grupo do UFRN 
Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob a coordenação da Profa. Julie Cavignac vem sendo desenvolvido uma pesquisa antropológica com o Projeto Imagens da colonização: representações do passado na tradição oral do Rio Grande do Norte que pretende reconstruir a memória colonial a partir das narrativas orais. O grupo, formado por estudantes da graduação, tem os seguintes integrantes: Carlos Aldemir da silva, Luis Antônio de Oliveira e Jucyara Cipriano da Silva.

GRUPOS EM FORMAÇÃO

Mário Cezar leite – UFMT
O Projeto Memória e Mistério: seres imaginários nos rios, a mitopoética das águas mato-grossenses integra a linha de pesquisa Memória, literatura oral e comunidade que objetiva pesquisar e organizar, numa primeira etapa, um banco de dados sobre os seres imaginários das águas dos rios e do Pantanal; posteriormente, publicar o material levantado e formar um núcleo multidisciplinar de pesquisa.

Áurea Rita d’Ávila Lima e Maria das Dores Capitão Marchi - UFMS
Integrada à linha de pesquisa Memória, literatura oral e comunidade, o Projeto Narrativas do Homem Pantaneiro, desenvolvido no Departamento de Comunicação e Expressão/Campus de Dourados da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, teve seu início em 1993 e tem como objetivo primordial registrar as narrativas orais de dois pantanais Sul-mato-grossenses: o da Nhecolândia e o do Nabileque. A coleta das narrativas inicialmente foi feita nas redondezas da UFMS, situada no Passo da Lontra/Pantanal Sul-mato-grossense do Abobral. 

Maria de Fátima Rocha Medina – ILES - TO
O projeto O romanceiro tradicional ibérico e cantigas narrativas no Tocantins, criado em 1999 no Instituto Luterano de Ensino Superior de Palmas – TO, tem como principal objetivo a recolha do romanceiro tradicional ibérico e narrativas cantadas no Estado do Tocantins, tendo já iniciado a coleta de dados.

PESQUISADORES ISOLADOS:

Bráulio Nascimento – Comissão Nacional do Folclore/IBECC/ UNESCO – RJ
Roberto Beijamim – Instituto Nacional de Folclore – PE
Edilene Matos – SP
Idelette Muzart – Universidade de Paris X, Naterre
Maria da Conceição Hélio Silva – UNEB, campus de Juazeiro-BA
Cláudia Neiva de Matos – UFF- RJ
Lisânia Bertussi – UFCS- Caxias do Sul - RS

ASPIRANTES:

Frederico Augusto Garcia Fernandes (A literatura popular como arte do cotidiano)
Ricardo Azevedo - UNESP de Assis (Análise de histórias míticas e lendárias Literatura infantil)
(Efetivado como membro do Gt no Encontro de Niterói-2000)