Associação Nacional de Pós-Graduação 
e Pesquisa em Letras e Lingüística
 
 


 

Porto Alegre, 2002.


APRESENTAÇÃO

 A ANPOLL repete a experiência de produzir um CD, substituindo o suporte papel para efeito de registro de atividades. Em lugar de algumas centenas de folhas, um disco compacto, em substituição à prática de folhear, o clique do mouse. Isso não significa desprezo pelo livro ou pelo papel, nossos companheiros de tão longa data. É necessário reconhecer, no entanto, que, quando temos muitos dados para organizar, muitos textos para agrupar, o CD torna mais ágeis o armazenamento e a consulta do material. E temos muita coisa a dizer, quando mais não seja, porque somos muitos.

Somos seis dezenas de programas de pós-graduação em Letras e Lingüística, temos vinte e oito Grupos de Trabalho e congregamos algumas centenas de professores, pesquisadores, alunos. Seguramente, considerando-se o período de dois anos de uma gestão da ANPOLL, são necessárias mais de mil páginas para registrar ensaios e relatos decorrentes de nossas atividades e para inventariar coordenações e quadros de integrantes que representam grupos e linhas de atuação.

Síntese 2 registra uma radiografia da ANPOLL, apresentando sua estrutura organizacional e as equipes atualizadas, gestão 2001-2002. Relaciona integrantes da diretoria e dos Conselhos Diretivo e da Revista e apresenta a listagem completa dos Programas de Pós-Graduação da área de Letras e Lingüística, com respectivos coordenadores e endereços. 

A divulgação sobre os GTs, além dos itens coordenadores, componentes e plano de atividades 2001-2002, contém a publicação dos anais de nosso encontro nacional anterior o XV, realizado em Niterói no ano de 2000. Informamos que os textos estão sendo publicados tal como foram enviados pelos autores. Nossa intervenção limitou-se às adequações formais, quando necessárias. Quanto aos grupos que não apresentam textos, salientamos que a ausência é motivada ou pela falta de produção, visto tratarem-se de grupos novos, ou pelo fato de o grupo já ter publicado de outra forma os textos de Niterói, razão pela qual optou por não integrar este projeto.

Relativamente ao XVI Encontro, o de 2001, realizado em Porto Alegre, o compacto divulga resumos das mesas, discussões e deliberações. Esse evento reuniu coordenadores e convidados como ocorre habitualmente nos anos intermediários aos encontros nacionais destinados ao conjunto da pós-graduação e da pesquisa de Letras e Lingüística. 

Síntese 2 assinala o encerramento de mais uma gestão da ANPOLL. A produção do CD, que envolveu nossa diretoria, contou com a boa vontade e o desprendimento da Associação como um todo. Agradecemos, de modo particular aos GTs, pela pronta acolhida de nossas solicitações. A todos, uma feliz e proveitosa navegação.
 

Pedro Brum Santos - Secretário Executivo - ANPOLL 2001-2002.

ANPOLL
PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
GRUPOS DE TRABALHO
ANAIS DO XV  ENCONTRO DA ANPOLL (NITERÓI, 2000)
RESUMO DO XVI ENCONTRO DA ANPOLL (PORTO ALEGRE, 2001)
CRÉDITOS

OBS.: Informamos que os textos dos Anais do XV Encontro da ANPOLL, neste CD, estão em formato PDF. Para a leitura dos mesmos é, portanto, necessário ter instalado em seu computador o programa Acrobat Reader. Caso você não o tenha, leia as instruções na contra-capa do CD e clique aqui  para iniciar a instalação.