A (RE)CONSTITUIÇÃO DAS IDENTIDADES DE UMA PROFESSORA PRÉ-SERVIÇO: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE PROFESSORA ORIENTADORA E PROFESSORA ESTAGIÁRIA Camila Nunes Lawson
A AMBIGÜIDADE DE TERMOS COLETIVOS EM REFERENCIAÇÃO Alexandre Olsemann
A AQUISIÇÃO DO ACENTO PRIMÁRIO DO INGLÊS POR CRIANÇAS BRASILEIRAS: UM ESTUDO ATRAVÉS DE RESTRIÇÕES Luciana Iost Vinhas Giovana Ferreira Gonçalves Bonilha
A DITONGAÇÃO EM SÍLABAS TRAVADAS POR /S/ EM FLORIANÓPOLIS Carine Haupt
A DUALIDADE BEM/MAL E BELO/FEIO NA CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE MONSTROS E PRODÍGIOS Patrícia de Oliveira Pereira Lima
A ESCOLHA DO PRONOME POSSESSIVO DE TERCEIRA PESSOA DO SINGULAR NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA Salete Valer
A EXPRESSÃO DA IDENTIDADE FEMININA NAS LETRAS DE MÚSICAS FUNK Edineia Aparecida Chaves de Oliveira
A HARMONIA VOCÁLICA EM VERBOS DE 2ª E 3ª CONJUGAÇÕES NO PORTUGUÊS BRASILEIRO Guilherme Duarte Garcia Emanuel Souza de Quadros André Schneider Luiz Carlos Schwindt
A IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUAS NA CONTEMPORANEIDADE LÍQUIDA DA PÓS-MODERNIDADE Hilário Bohn Luciana Iost Vinhas
A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO MIDIÁTICO NA ORGANIZAÇÃO DE ARTIGOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA Juliana Thiesen
A ORGANIZAÇÃO DO REPARO NA INTERAÇÃO DE SALA DE AULA DE LE Ana Paula Nobre da Cunha
A PARRHESIA COMO PRÁTICA E O ESTATUTO DO OUTRO Eric Duarte Ferreira Morgana Fabíola Cambrussi
A REDUÇÃO DA NASALIDADE EM DITONGOS DE SÍLABA ÁTONA EM FINAL DE VOCÁBULO ENTRE FALANTES BILÍNGÜES E MONOLÍNGÜES DO RIO GRANDE DO SUL Taís Bopp da Silva Luiz Carlos Schiwindt
A RELAÇÃO ENTRE A ORGANIZAÇÃO DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS E OS ARTIGOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM CONTEXTO MIDIÁTICO Maria Helena Albé Veppo Maria Eduarda Giering
A SINTAXE DE CLÍTICOS DE ORAÇÕES NÃO-FINITAS EM TEXTO DO PORTUGUÊS CLÁSSICO Aroldo Leal de Andrade
A VOZ DO HOMEM COMO SHIFTER SUPREMO: BENVENISTE E A TEORIA DA INFÂNCIA Jaçanã Ribeiro
ANÁLISE ACÚSTICA DOS FONEMAS EM REALIZAÇÕES SIMPLES E GEMINADAS DO ITALIANO Maritana Luiza Onzi
ANÁLISE ENUNCIATIVA DO RAP: ESPAÇO PARA REPRESENTAÇÃO DE UMA POSSÍVEL UTOPIA? Débora Linck
ANÁLISE SEMIÓTICA DE TEXTOS DE ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PARTICULAR DE CRICIÚMA (SC) Eva Lourdes Pires
ANÁLISES SOBRE O COMPORTAMENTO DAS FRICATIVAS /S/ E /Z/ PELA TO Patrícia Rodrigues Barbosa APRENDENDO VIA COMPUTADOR: REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DISTRIBUÍDA E A TEORIA DA ATIVIDADE Christiane Heemann
AS FACETAS IDENTITÁRIAS REVELADAS PELA ANÁLISE DO DISCURSO DE PROFESSORES DE INGLÊS EM FORMAÇÃO INICIAL Luciane Kirchhof Ticks
AS FLEXÕES VERBAISDE PERFECTIVO E IMPERFECTIVO E AS IMPLICAÇÕES ASPECTUAIS EM PERIFRASES VERBAIS Sirlei Cavalli
ASPECTOS IDENTITÁRIOS E DE ATITUDES DOS FALANTES BILÍNGÜES DA REGIÃO DA FRONTEIRA DO URUGUAI COM O BRASIL – OS DADOS DO ADDU Dorotea Frank Kersch
AVALIAÇÃO DE INTERPRETAÇÃO TEXTUAL POR CINCO DOCENTES DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES COM BASE NA TEORIA DA RELEVÂNCIA Fábio José Rauen
COMPREENDENDO O ‘SER PROFESSOR’ – UM ESTUDO VIA ANÁLISE DE DISCURSO Luciana Iost Vinhas Letícia Stander Farias
COMUNIDADES VIRTUAIS SOBRE FILMES DE TERROR NO ORKUT: UM ESTUDO COM BASE NAS FORMAÇÕES IMAGINÁRIAS E NA PRESENÇA DO OUTRO Rafael Leal Vitola
CONTATO LINGÜÍSTICO E BILINGÜISMO EM ARROIO DO PADRE – RS Paulino Vandresen
CONTRIBUIÇÕES AO DEBATE SOBRE A RELAÇÃO ENTRE GÊNEROS TEXTUAIS E SUPORTE Iara Bemquerer Costa
DESTRINCHANDO O CONCEITO DE METACOGNIÇÃO: DEFINIÇÕES, TIPOS E ESTUDOS Diane Blank Bencke
DISCURSO DA VIGILÂNCIA NA ESCOLA - O CASO DO SORRIA VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO Cristina Zanella Rodrigues
DISCURSO MIDIÁTICO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA (DC): UM GÊNERO DO FAZER-SABER Juliana Allen de Camargo de Souza Maria Eduarda Gering
DISCUTINDO A CONCEPÇÃO DE NOTICING NO MOMENTO DO JULGAMENTO PRAGMÁTICO A LUZ DO PARADIGMA CONEXIONISTA Lydia Tessmann Mülling Márcia Cristina Zimmer
DITONGO CRESCENTE OU HIATO? UMA QUESTÃO DE VARIAÇÃO Elza Maria D'athayde
DIZER OU CALAR: UMA RELAÇÃO IDEOLÓGICA NO DISCURSO JORNALÍSTICO Viviane Barriquello
ENSINO DE LÍNGUA NA EJA: A ORTOGRAFIA NUMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO Mariléia Reis Valdirene Savi
ÉOWYN, A SENHORA DE ROHAN:UMA ANÁLISE LINGÜÍSTICO-DISCURSIVA DA PERSONAGEM DE TOLKIEN EM O SENHOR DOS ANÉIS Renata Pinheiro
ÉTICA LINGÜÍSTICA: REFLEXÕES A PARTIR DA FILOSOFIA DA LINGUAGEM Daniela Arns Silveira Monteiro
GÊNEROS MIDIÁTICOS E LEITURA EM INGLÊS – A PERSPECTIVA DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO NA PESQUISA E ENSINO DE LÍNGUAS Rodrigo Acosta Pereira
GRAU DE FAMILIARIDADE DA METÁFORA: EVIDÊNCIAS PSICOLINGÜÍSTICAS EM CONTRASTE COM DADOS DE PESQUISA DE CORPUS Luciane Correa Ferreira
GRAUS DE EXPLICITAÇÃO EM REESCRITA DE PRODUÇÃO TEXTUAL: ANÁLISE, COM BASE NA TEORIA DA RELEVÂNCIA, DOS EFEITOS DA INTERVENÇÃO ORAL DOCENTE Jamille Militão de Souza
INFLUÊNCIA DA LÍNGUA INGLESA EM NOMES DE ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS NA CIDADE DE PELOTAS Eren Melo Moraes Pasquali
INTERAÇÕES NO IRC: FUNCIONAMENTO DISCURSIVO PELO VIÉS DA DESIGNAÇÃO Renata Silveira
INTERFERÊNCIAS LINGÜÍSTICAS EN EL PORTUGUÉS DEL URUGUAY: ALGUNAS REFLEXIONES Jorge Espiga
INVENÇÕES DE ADULTOS: MITOS SOBRE A INFÂNCIA EM PARA LER O PATO DONALD E LOLITA Dolores Aronovichi Aguero
JOÃO E MARIA: DO CONTO DE FADAS AO DISCURSO PUBLICITÁRIO Cíntia Ávila Blank
MARTE, VÊNUS OU TERRA? GÊNERO E LINGUAGEM: DIFERENÇAS E APROXIMAÇÕES NA PERSPECTIVA DA PRAGMÁTICA LINGÜÍSTICA – ESTUDO DE CASO Carlos Tadeu Grzybowski Gertrude Frahm Elena Godoi
METODOLOGIA APLICADA EM PESQUISA NA INTERFACE DA PSICOLINGÜÍSTICA E SOCIOLINGÜÍSTICA SOBRE A (NÃO) REALIZAÇÃO DO FONEMA /R/ EM FINAL DE PALAVRAS EM TEXTOS ORAIS DE INFORMANTES EM AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM Almerinda Tereza Bianca Bezz Batti Dias
O ARTIGO: QUEM DIRIA? ELEMENTO DE PERSUASÃO Dulce Elena Coelho Barros
O BILINGÜÍSMO ALEMÃO/PORTUGUÊS EM SÃO BENTO DO SUL/SC: CONSIDERAÇÕES SOBRE A ATITUDE DOS FALANTES DE RELIGIÃO CATÓLICA Andréa Maristela Bauer Tamanine
O DISCURSO FABULAR Jaudete Bonow
O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA: OS OPERADORES ARGUMENTATIVOS NA PRODUÇÃO ESCRITA DE SURDOS Raquel Eloísa Eisenkraemer
O ENSINO DE SEGUNDA LÍNGUA PARA CRIANÇAS Susi Mari Pratts
O FIM DISCURSIVO E A ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DE ARTIGOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA Maria Eduarda Giering
O PAPEL DA FREQÜÊNCIA DO INPUT NA AQUISIÇÃO DO ACENTO PRIMÁRIO EM INGLÊS Letícia Stander Farias Márcia Cristina Zimmer
O PRONOME SE EM ESPANHOL: TEORIAS, USOS E ENSINO Elena Ortiz Preuss
O QUE SABEMOS QUANDO CONHECEMOS UMA PALAVRA? Otávio Goes de Andrade
PALATALIZAÇÃO DAS OCLUSIVAS CORONAIS ANTERIORES /t/ E /d/ NO PORTUGUÊS DE CONTATO COM O ITALIANO EM SANTA CATARINA Ani Carla Marchesan Patríca Graciela da Rocha Felício Weslling Margotti
PORTADORES DE LESÃO NO HEMISFÉRIO DIREITO NÃO INTERPRETAM METÁFORAS? Sônia Regina Victorino Fachini
PRÁTICAS DE LEITURA: A UTILIZAÇÃO DO BLOG NA SALA DE AULA Nívea Rohling da Silva
PREFIXO SEMI-: UMA PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO Solange Mendes Oliveira
REDUÇÃO DA NASALIDADE EM DITONGOS NO PORTUGUÊS FALADO NO SUL DO BRASIL César Augusto Gonzales Eduardo Eliselde Toledo Luis Carlos Schwindt Taís Bopp da Silva
REFLEXO DAS ÁREAS DE ATIVIDADES HUMANAS NOS GÊNEROS DE DISCURSO Maria Teresinha Py Elichirigoity REFLEXÕES ENUNCIATIVAS: E SE BAKHTIN VISITASSE O ORKUT? Valesca Brasil Irala
SINTAXE FUNCIONAL: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE CLÁUSULAS FINAIS E TEMPORAIS Mariléia Silva da Rosa Tatiana Pimpão
UM ESTUDO DO GÊNERO “CHAT – SALA “NAMOROS”: ANÁLISE DOS FATORES DE COESÃO REFERENCIAL Andréia Velmo de Quadros
UM ESTUDO SEMIÓTICO DO CONTO “PAULO”, DE GRACILIANO RAMOS Fernando de Moraes Gebra Tania Sturzbecher de Barros
UMA VISÃO DO BILÍNGÜE ACERCA DE SEU BILINGÜISMO Mônica Ferreira