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COMUNICAÇÕES - Trabalhos Apresentados
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A (RE)CONSTITUIÇÃO DAS IDENTIDADES DE UMA PROFESSORA PRÉ-SERVIÇO: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE PROFESSORA ORIENTADORA E PROFESSORA ESTAGIÁRIA
Camila Nunes Lawson

A AMBIGÜIDADE DE TERMOS COLETIVOS EM REFERENCIAÇÃO
Alexandre Olsemann

A AQUISIÇÃO DO ACENTO PRIMÁRIO DO INGLÊS POR CRIANÇAS BRASILEIRAS: UM ESTUDO ATRAVÉS DE RESTRIÇÕES
Luciana Iost Vinhas

Giovana Ferreira Gonçalves Bonilha

A DITONGAÇÃO EM SÍLABAS TRAVADAS POR /S/ EM FLORIANÓPOLIS
Carine Haupt

A DUALIDADE BEM/MAL E BELO/FEIO NA CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE MONSTROS E PRODÍGIOS
Patrícia de Oliveira Pereira Lima

A ESCOLHA DO PRONOME POSSESSIVO DE TERCEIRA PESSOA DO SINGULAR NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA
Salete Valer

A EXPRESSÃO DA IDENTIDADE FEMININA NAS LETRAS DE MÚSICAS FUNK
Edineia Aparecida Chaves de Oliveira

A HARMONIA VOCÁLICA EM VERBOS DE 2ª E 3ª CONJUGAÇÕES NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
Guilherme Duarte Garcia
Emanuel Souza de Quadros
André Schneider
Luiz Carlos Schwindt

A IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUAS NA CONTEMPORANEIDADE LÍQUIDA DA PÓS-MODERNIDADE
Hilário Bohn
Luciana Iost Vinhas

A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO MIDIÁTICO NA ORGANIZAÇÃO DE ARTIGOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Juliana Thiesen

A ORGANIZAÇÃO DO REPARO NA INTERAÇÃO DE SALA DE AULA DE LE
Ana Paula Nobre da Cunha

A PARRHESIA COMO PRÁTICA E O ESTATUTO DO OUTRO
Eric Duarte Ferreira
Morgana Fabíola Cambrussi

A REDUÇÃO DA NASALIDADE EM DITONGOS DE SÍLABA ÁTONA EM FINAL DE VOCÁBULO ENTRE FALANTES BILÍNGÜES E MONOLÍNGÜES DO RIO GRANDE DO SUL
Taís Bopp da Silva
Luiz Carlos Schiwindt

A RELAÇÃO ENTRE A ORGANIZAÇÃO DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS E OS ARTIGOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM CONTEXTO MIDIÁTICO
Maria Helena Albé Veppo
Maria Eduarda Giering

A SINTAXE DE CLÍTICOS DE ORAÇÕES NÃO-FINITAS EM TEXTO DO PORTUGUÊS CLÁSSICO
Aroldo Leal de Andrade

A VOZ DO HOMEM COMO SHIFTER SUPREMO: BENVENISTE E A TEORIA DA INFÂNCIA
Jaçanã Ribeiro

ANÁLISE ACÚSTICA DOS FONEMAS EM REALIZAÇÕES SIMPLES E GEMINADAS DO ITALIANO
Maritana Luiza Onzi

ANÁLISE ENUNCIATIVA DO RAP: ESPAÇO PARA REPRESENTAÇÃO DE UMA POSSÍVEL UTOPIA?
Débora Linck

ANÁLISE SEMIÓTICA DE TEXTOS DE ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PARTICULAR DE CRICIÚMA (SC)
Eva Lourdes Pires

ANÁLISES SOBRE O COMPORTAMENTO DAS FRICATIVAS /S/ E /Z/ PELA TO
Patrícia Rodrigues Barbosa

APRENDENDO VIA COMPUTADOR: REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DISTRIBUÍDA E A TEORIA DA ATIVIDADE
Christiane Heemann

AS FACETAS IDENTITÁRIAS REVELADAS PELA ANÁLISE DO DISCURSO DE PROFESSORES DE INGLÊS EM FORMAÇÃO INICIAL
Luciane Kirchhof Ticks

AS FLEXÕES VERBAISDE PERFECTIVO E IMPERFECTIVO E AS IMPLICAÇÕES ASPECTUAIS EM PERIFRASES VERBAIS
Sirlei Cavalli

ASPECTOS IDENTITÁRIOS E DE ATITUDES DOS FALANTES BILÍNGÜES DA REGIÃO DA FRONTEIRA DO URUGUAI COM O BRASIL – OS DADOS DO ADDU
Dorotea Frank Kersch

AVALIAÇÃO DE INTERPRETAÇÃO TEXTUAL POR CINCO DOCENTES DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES COM BASE NA TEORIA DA RELEVÂNCIA
Fábio José Rauen

COMPREENDENDO O ‘SER PROFESSOR’ – UM ESTUDO VIA ANÁLISE DE DISCURSO
Luciana Iost Vinhas
Letícia Stander Farias

COMUNIDADES VIRTUAIS SOBRE FILMES DE TERROR NO ORKUT: UM ESTUDO COM BASE NAS FORMAÇÕES IMAGINÁRIAS E NA PRESENÇA DO OUTRO
Rafael Leal Vitola

CONTATO LINGÜÍSTICO E BILINGÜISMO EM ARROIO DO PADRE – RS
Paulino Vandresen

CONTRIBUIÇÕES AO DEBATE SOBRE A RELAÇÃO ENTRE GÊNEROS TEXTUAIS E SUPORTE
Iara Bemquerer Costa

DESTRINCHANDO O CONCEITO DE METACOGNIÇÃO: DEFINIÇÕES, TIPOS E ESTUDOS
Diane Blank Bencke

DISCURSO DA VIGILÂNCIA NA ESCOLA - O CASO DO SORRIA VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO
Cristina Zanella Rodrigues

DISCURSO MIDIÁTICO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA (DC): UM GÊNERO DO FAZER-SABER
Juliana Allen de Camargo de Souza
Maria Eduarda Gering

DISCUTINDO A CONCEPÇÃO DE NOTICING  NO MOMENTO DO JULGAMENTO PRAGMÁTICO A LUZ DO PARADIGMA CONEXIONISTA
Lydia Tessmann Mülling
Márcia Cristina Zimmer

DITONGO CRESCENTE OU HIATO?  UMA QUESTÃO DE VARIAÇÃO
Elza Maria D'athayde

DIZER OU CALAR: UMA RELAÇÃO IDEOLÓGICA NO DISCURSO JORNALÍSTICO
Viviane Barriquello

 

ENSINO DE LÍNGUA NA EJA: A ORTOGRAFIA  NUMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO
Mariléia Reis
Valdirene Savi

ÉOWYN, A SENHORA DE ROHAN:UMA ANÁLISE LINGÜÍSTICO-DISCURSIVA DA PERSONAGEM DE TOLKIEN EM O SENHOR DOS ANÉIS
Renata Pinheiro

ÉTICA LINGÜÍSTICA: REFLEXÕES A PARTIR DA FILOSOFIA DA LINGUAGEM
Daniela Arns Silveira Monteiro

GÊNEROS MIDIÁTICOS E LEITURA EM INGLÊS – A PERSPECTIVA DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO NA PESQUISA E ENSINO DE LÍNGUAS
Rodrigo Acosta Pereira

GRAU DE FAMILIARIDADE DA METÁFORA: EVIDÊNCIAS PSICOLINGÜÍSTICAS EM CONTRASTE COM DADOS DE PESQUISA DE CORPUS
Luciane Correa Ferreira

GRAUS DE EXPLICITAÇÃO EM REESCRITA DE PRODUÇÃO TEXTUAL: ANÁLISE, COM BASE NA TEORIA DA RELEVÂNCIA, DOS EFEITOS DA INTERVENÇÃO ORAL DOCENTE
Jamille Militão de Souza

INFLUÊNCIA DA LÍNGUA INGLESA EM NOMES DE ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS NA CIDADE DE PELOTAS
Eren Melo Moraes Pasquali

INTERAÇÕES NO IRC: FUNCIONAMENTO DISCURSIVO PELO VIÉS DA DESIGNAÇÃO
Renata Silveira

INTERFERÊNCIAS LINGÜÍSTICAS EN EL PORTUGUÉS DEL URUGUAY: ALGUNAS REFLEXIONES
Jorge Espiga

INVENÇÕES DE ADULTOS: MITOS SOBRE A INFÂNCIA EM PARA LER O PATO DONALD E LOLITA
Dolores Aronovichi Aguero

JOÃO E MARIA: DO CONTO DE FADAS AO DISCURSO PUBLICITÁRIO
Cíntia Ávila Blank

MARTE, VÊNUS OU TERRA? GÊNERO E LINGUAGEM: DIFERENÇAS E APROXIMAÇÕES NA PERSPECTIVA DA PRAGMÁTICA LINGÜÍSTICA – ESTUDO DE CASO
Carlos Tadeu Grzybowski
Gertrude Frahm
Elena Godoi

METODOLOGIA APLICADA EM PESQUISA NA INTERFACE DA PSICOLINGÜÍSTICA E SOCIOLINGÜÍSTICA SOBRE A (NÃO) REALIZAÇÃO DO FONEMA /R/ EM FINAL DE PALAVRAS EM TEXTOS ORAIS DE INFORMANTES EM AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
Almerinda Tereza Bianca Bezz Batti Dias

O ARTIGO: QUEM DIRIA? ELEMENTO DE PERSUASÃO
Dulce Elena Coelho Barros

O BILINGÜÍSMO ALEMÃO/PORTUGUÊS EM SÃO BENTO DO SUL/SC: CONSIDERAÇÕES SOBRE A ATITUDE DOS FALANTES DE RELIGIÃO CATÓLICA
Andréa Maristela Bauer Tamanine

O DISCURSO FABULAR
Jaudete Bonow

O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA: OS OPERADORES ARGUMENTATIVOS NA PRODUÇÃO ESCRITA DE SURDOS
Raquel Eloísa Eisenkraemer

O ENSINO DE SEGUNDA LÍNGUA PARA CRIANÇAS
Susi Mari Pratts

O FIM DISCURSIVO E A ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DE ARTIGOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Maria Eduarda Giering

O PAPEL DA FREQÜÊNCIA DO INPUT NA AQUISIÇÃO DO ACENTO PRIMÁRIO EM INGLÊS
Letícia Stander Farias
Márcia Cristina Zimmer

O PRONOME SE EM ESPANHOL: TEORIAS, USOS E ENSINO
Elena Ortiz Preuss

O QUE SABEMOS QUANDO CONHECEMOS UMA PALAVRA?
Otávio Goes de Andrade

PALATALIZAÇÃO DAS OCLUSIVAS CORONAIS ANTERIORES /t/ E /d/ NO PORTUGUÊS DE CONTATO COM O ITALIANO EM SANTA CATARINA
Ani Carla Marchesan
Patríca Graciela da Rocha
Felício Weslling Margotti

PORTADORES DE LESÃO NO HEMISFÉRIO DIREITO NÃO INTERPRETAM METÁFORAS?
Sônia Regina Victorino Fachini

PRÁTICAS DE LEITURA: A UTILIZAÇÃO DO BLOG NA SALA DE AULA
Nívea Rohling da Silva

PREFIXO SEMI-: UMA PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO
Solange Mendes Oliveira

REDUÇÃO DA NASALIDADE EM DITONGOS NO PORTUGUÊS FALADO NO SUL DO BRASIL
César Augusto Gonzales
Eduardo Eliselde Toledo
Luis Carlos Schwindt
Taís Bopp da Silva

REFLEXO DAS ÁREAS DE ATIVIDADES HUMANAS NOS GÊNEROS DE DISCURSO
Maria Teresinha Py Elichirigoity

REFLEXÕES ENUNCIATIVAS: E SE BAKHTIN VISITASSE O ORKUT?
Valesca Brasil Irala

SINTAXE FUNCIONAL: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE CLÁUSULAS FINAIS E TEMPORAIS
Mariléia Silva da Rosa
Tatiana Pimpão

UM ESTUDO DO GÊNERO “CHAT – SALA “NAMOROS”: ANÁLISE DOS FATORES DE COESÃO REFERENCIAL
Andréia Velmo de Quadros

UM ESTUDO SEMIÓTICO DO CONTO “PAULO”, DE GRACILIANO RAMOS
Fernando de Moraes Gebra
Tania Sturzbecher de Barros

UMA VISÃO DO BILÍNGÜE ACERCA DE SEU BILINGÜISMO 
Mônica Ferreira

UMA VISÃO SOBRE A PRODUÇÃO EM INGLÊS FALADO COMO INTERLÍNGUA NAS AGÊNCIAS DE NAVEGAÇÃO NO PORTO DE RIO GRANDE
Bianca da Silva Ventura

 

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