Sessões de Pôsteres

 

Sessão I – 30 de outubro de 2008, das 9h às 10h30

Área Título Autores
ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO
Valéria Fontoura Nunes; Valeria Iensen Bortoluzzi (UNIFRA)
ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO A constituição do gênero discursivo pregação no âmbito do discurso evangélico Antônio Paulo Mércio de Oliveira (UFG)
ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO Identidades Discursivas que o reclamante (consumidor) assume em audiências de conciliação realizadas no PROCON Thenner Freitas da Cunha e Carolina Peixoto Barros (UFJF)
ANÁLISE DO DISCURSO A regulação dos discursos sobre letramento no Orkut Patrícia Camini (UFRGS)
ANÁLISE DO DISCURSO O aborto na Folha Universal: caminhos e efeitos de um discurso religioso Bruno de Matos Reis (UFF)
ANÁLISE DO DISCURSO “Mas é importante quando preciso fazer relatórios”: uma discussão acerca do ato de escrever nos cursos de licenciatura Camila Thaisa Alves (FURB)
ANÁLISE DO DISCURSO A constituição do sujeito a partir de um lugar intervalar Caroline Mallmann Schneiders (UFSM)
ANÁLISE DO DISCURSO A relação do aluno de letras do ensino a distância com o dicionário digitalizado Elisabeth Silveira Gonçalves (UFSM)
ANÁLISE DO DISCURSO A construção do ideal de corpo nos magazines femininos televisivos. Aline Broetto, César Vinicius Massing, Francine Ghiggi, Ísis Cornelli, Lucas Lizot, Nicolas de Araújo, Najara Pinheiro (UCS)
ANÁLISE DO DISCURSO A constituição da identidade de professores recém-formados Liza Buttchevitz (FURB)
ANÁLISE DO DISCURSO Alemão em Santa Catarina: um olhar discursivo sobre os não-falantes dessa língua Scheila Maas (FURB)
ENUNCIAÇÃO Marcas hesitativas e sua relação com o enunciado: análise de enunciados falados de sujeitos com doença de Parkinson Roberta Vieira (UNESP, São José do Rio Preto)
ENUNCIAÇÃO Especificações do dizer marcadas por hesitações em um sujeito parkinsoniano e em um sujeito sem lesão neurológica Lourenço Chacon (UNESP Marília e São José do Rio Preto/CNPq)
ENUNCIAÇÃO Uma análise bakhtiniana em ‘Ó, paí, ó: o signo negro’ Sabrine Amaral Martins (UCPEL)
ENUNCIAÇÃO Operadores Argumentativos: indícios de polifonia em entrevistas da Revista Cult Vanessa Raini de Santana; Aparecida Feola Sella (UNIOESTE, Cascavel)
AQUISIÇÃO E INTERACIONISMO O desvio fonológico e suas implicações na clínica fonoaudiológica: um estudo de caso Christiane de Bastos Delfrate (UFPR)
AQUISIÇÃO DE LE E BILINGÜISMO A aquisição da passiva no português por crianças em contexto de educação bilíngüe Luciana de Souza Brentano; Ingrid Finger (UFRGS)
AQUISIÇÃO DE LE E FONOLOGIA A Aquisição da Fonologia da Língua Inglesa como L2 Débora do Couto Pereira; Débora Mariana Lopes; Luciano Peres; Valter Nei Feijó Bierhauls; Cristiane Lazzaroto Volcão (UNIPAMPA – Bagé)
AQUISIÇÃO DE LE E FONOLOGIA O uso de pistas visuais na identificação das consoantes nasais inglesas em posição final de sílabas por falantes de português brasileiro Denise Cristina Kluge; Mara Silvia Reis (UFSC/CAPES)
AQUISIÇÃO DE LE E FONOLOGIA Avaliação da correlação entre percepção e produção dos fonemas interdentais ingleses por aprendizes brasileiros de inglês como língua estrangeira Mara Silvia Reis; Denise Cristina Kluge (UFSC/CAPES)
AQUISIÇÃO DE LE E FONOLOGIA Produção de plosivas surdas em inglês e português por falantes brasileiros de inglês como língua estrangeira Mariane A. Alves; Izabel Seara (UFSC)
AQUISIÇÃO DE LE E FONOLOGIA Evidências da dinamicidade na interlíngua português – inglês: o processo de dessonorização terminal Sabrina Costa; Márcia Zimmer (UCPEL)
AQUISIÇÃO DE LE E FONOLOGIA Estudo entoacional focalizando o sotaque estrangeiro: o caso
do francês canadense
Sara Farias da Silva (UFSC)
AQUISIÇÃO DE LE E FONOLOGIA O fenômeno da “liaison” na leitura em voz alta: o caso de aprendizes de francês língua estrangeira Vanessa Gonzaga Nunes (UFSC)
AQUISIÇÃO DO LÉXICO Léxico verbal e expressão de conceitos cognitivos Ketlin Elis Perske; Mirian Rose Brum-de-Paula (UFSM)
FONÉTICA Ordem das palavras e os advérbios em –mente: experimentos de produção semi-espontânea Fernanda Lima Jardim (UFSC)
FONÉTICA Mais dados para a caracterização acústica das vogais nasais do português brasileiro Gesoel Ernesto Ribeiro Mendes Junior (UFPR)
FONOLOGIA A ligação fonológica dos clíticos pronominais na variedade brasileira do Português Cristina Márcia Monteiro de Lima Corrêa (UFRJ)
FONOLOGIA Um estudo sobre a relação entre palavra morfológica e palavra fonológica em vocábulos complexos do português brasileiro Emanuel Souza de Quadros; Luiz Carlos Schwindt (UFRGS)
FONOLOGIA E AQUISIÇÃO Aquisição de segmentos nos diferentes modelos de terapia fonológica Ana Rita Brancalioni; Caroline Marini; Karina Carlesso Pagliarin;
Marizete Ilha Ceron; Márcia Keske-Soares (UFSM)
FONOLOGIA E AQUISIÇÃO Aquisição do onset complexo: posição na palavra, ponto de articulação e freqüência lexical
Fabiana Veloso de Melo; Giovana Ferreira-Gonçalves (UFSM)
FONOLOGIA E AQUISIÇÃO Aquisição do acento do português: o papel do léxico Joice Ines Bieger; Giovana Ferreira-Gonçalves (UFSM)
FONOLOGIA E AQUISIÇÃO O papel da freqüência lexical e segmental na aquisição da nasalidade das vogais: incluindo parâmetros contínuos no estudo da aquisição fonológica Magnun Rochel; Márcia C. Zimmer (UCPEL)
FONOLOGIA E AQUISIÇÃO ESCRITA As hipersegmentações na escrita inicial de adultos e crianças Carmen Regina Gonçalves Ferreira; Natalia Devantier; Ana Ruth Moresco Miranda (UFPEL)
FONOLOGIA E AQUISIÇÃO ESCRITA A morfologia do verbo e os dados de escrita inicial Cinara Miranda Lima; Ana Ruth Moresco Miranda (UFPEL)
FONOLOGIA E AQUISIÇÃO ESCRITA Consciência Fonológica: atividades de rima e de consciência silábica Cláudia Camila Lara (FURG)
FONOLOGIA E AQUISIÇÃO ESCRITA Influência da oralidade na escrita: aquisição bilíngüe português/alemão Glívia Guimarães Nunes; Giovana Ferreira-Gonçalves (UFSM)
FONOLOGIA E AQUISIÇÃO ESCRITA Um estudo sobre a grafia das vogais pretônicas no português em dados de aquisição da escrita Luísa Hernandes Grassi (UFPEL)
FONOLOGIA E AQUISIÇÃO ESCRITA Dados da Escrita Infantil e sua Contribuição à Discussão Fonológica sobre os Ditongos [aj] e [ej] Marco Antônio Adamoli; Ana Ruth Moresco Miranda (UFPEL)
FONOLOGIA E AQUISIÇÃO ESCRITA Descrição e análise dos erros ortográficos referentes à grafia das soantes palatais e discussão sobre seu status fonológico Shimene Teixeira (UFPel)

 

Sessão II – 31 de outubro de 2008, das 9h às 10h30

 

Área
Título
Autores
LEXICOGRAFIA
Combinatórias Léxicas Especializadas da Gestão Ambiental: suas características em Língua Espanhola
Carolina dos Santos Carboni; Cleci Regina Bevilacqua (UFRGS)
LEXICOGRAFIA
Padrões verbais nas constituições lusófonas
Carolina Rübensam Ourique (UFRGS)
LEXICOGRAFIA
Eduardo Correa Soares (UFRGS)
LEXICOGRAFIA
O desenho das tarefas de recepção e produção em um dicionário monolíngüe para aprendizes de espanhol
Mariana Espíndola da Cruz (UFRGS)
LEXICOGRAFIA
Um vocabulário definidor para um dicionário de aprendizes de português como língua estrangeira
Vanessa da Rocha (UCPEL)
LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO
“Para nós aprender a ler e escrever direitinho”: ensino de língua portuguesa na perspectiva dos alunos
Alícia Endres Soares (UCPEL)
LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO
Concepções e Ensino de Língua Materna
Daiana de Nez Moura; Mary Stela Surdi, Mary Neiva S. Da Luz (UNOCHAPECÓ)
LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO
Daiane da Silva Delevati (UFSM)
LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO
Pesquisa em Escrita no Brasil: Uma Análise de Princípios Teórico-Metodológicos
Francieli Socoloski Rodrigues (UNIPAMPA, São Borja)
LINGÜÍSTICA APLICADA – LE
Patrícia Mussi Escobar; María Josefina Israel Semino (FURG)
LINGÜÍSTICA APLICADA – LE
Agnesse Radmann Gonzalez (UFRGS)
LINGÜÍSTICA APLICADA – LE
Objetos digitais de aprendizagem para o ensino de Português como Língua Estrangeira
Jordane Duarte de Souza (UCPEL)
LINGÜÍSTICA TEXTUAL
A tradução no contexto editorial midiático: um estudo de caso do espanhol para o português
Carolina Pereira Barcellos; Kórian Leite Carvalho; Célia Maria Magalhães (UFMG- CNPq)
LINGÜÍSTICA TEXTUAL
Claudia Susana Dias Cespi de Capos (UFPEL)
LINGÜÍSTICA TEXTUAL
A relação de comentário em artigos de divulgação científica
Janice Mayer; Maria Eduarda Giering (UNISINOS)
LINGÜÍSTICA TEXTUAL
Coesão lexical e transitividade na tradução
Kórian Leite Carvalho; Carolina Pereira Barcellos; Célia Maria Magalhães (UFMG)
LINGÜÍSTICA TEXTUAL
Vanessa Koudsi Faustini (PUCPR)
LINGÜÍSTICA TEXTUAL
Vinicius Ferreira Barth (UFPR)
SINTAXE
Propriedades das nominalizações a partir de verbos deadjetivais
Adriano Scandolara (UFPR)
SINTAXE
Características sintáticas e semânticas de verbos deadjetvais do PB
Lara Frutos (UFPR)
SINTAXE
Ordem das palavras e a topicalização selvagem: experimentos perceptuais
Michelle Donizetti Euzébio (UFSC/PIBIC)
SINTAXE
Uma análise prototípica do objeto direto em textos escritos
Eduardo Elisalde Toledo (UFRGS)
SINTAXE
Sentenças clivadas e pseudo-clivadas do português brasileiro e do japonês
Julia Orie Yamamoto (UFSC)
SINTAXE
Padrões de concordância defectiva em passivas e predicativos no português brasileiro
Leonor Simioni (USP)
SINTAXE
Princípios que influenciam a anteposição e posposição de cláusulas finais e temporais
Mariléia Silva da Rosa (UNIPAMPA, Bagé)
SINTAXE
Sabrina Casagrande (UNICAMP)
SOCIOLINGÜÍSTICA
Aline Pegoraro; Valesca Brasil Irala (UNIPAMPA, Bagé)
SOCIOLINGÜÍSTICA
Ester Dias de Barros; Valesca Brasil Irala (UNIPAMPA, Bagé)
SOCIOLINGÜÍSTICA
Josiane da Silva Quintana Alves; Valesca Brasil Irala (UNIPAMPA, Bagé)
SOCIOLINGÜÍSTICA
Uiara Chagas; Mariana M. Trautwein (PUCPR)
VARIAÇÃO
Christiane Maria Nunes de Souza; Patricia Floriani Sachet (UFSC)
VARIAÇÃO
A ordem do clítico pronominal em contextos de complexos verbais – a sociovariação na escrita escolar
Adriana Lopes Rodrigues (UFRJ)
VARIAÇÃO
Anay Batista Linares; Camila Rigon Peixoto;
Tiago Moreira (PUCPR)
VARIAÇÃO
O uso dos pronomes nós e a gente no sul do Brasil
André Luiz de Oliveira Almeida; Tathyana Szmidziuk (UFPR)
VARIAÇÃO
Apagamento do fonema /R/ pós-vocálico na fala ‘amrequiana’
Ângela Regina Meira Matias e Liriane Teixeira (UNESC)
VARIAÇÃO
O Uso do Imperativo na Mídia: uma análise sociolingüística
Antonio José de Pinho; Bruno Cardoso (UFSC)
VARIAÇÃO
Variação Lingüística em EAD – isso é possível?
Claudenir Caetano de Barros; Cristiane dos Santos Azevedo; Joelma Santos Castilhos (CEAD/UFPEL)
VARIAÇÃO
Fernanda Mendes (UFSC)
VARIAÇÃO
Ivanilde da Silva (UFSC)
FILOLOGIA
Ana Kelly Borba da Silva; Gisele Iandra Pessini Anater (UFSC)
ENUNCIAÇÃO
“O que significa ser melhor?”: cotas raciais em artigos de opinião sob uma perspectiva enunciativa da linguagem
Gabriela Barboza (UFSM)

 

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