Área |
Título |
Autores |
ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO |
|
Valéria
Fontoura Nunes; Valeria Iensen Bortoluzzi (UNIFRA) |
ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO |
A constituição do
gênero discursivo pregação no âmbito do
discurso evangélico |
Antônio Paulo Mércio
de Oliveira (UFG) |
ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO |
Identidades Discursivas que o reclamante
(consumidor) assume em audiências de conciliação
realizadas no PROCON |
Thenner Freitas da Cunha e Carolina
Peixoto Barros (UFJF) |
ANÁLISE DO DISCURSO |
A
regulação dos discursos sobre letramento no Orkut |
Patrícia Camini (UFRGS) |
ANÁLISE DO DISCURSO |
O
aborto na Folha Universal: caminhos e efeitos de um discurso religioso |
Bruno de Matos Reis (UFF) |
ANÁLISE DO DISCURSO |
“Mas
é importante quando preciso fazer relatórios”:
uma discussão acerca do ato de escrever nos cursos de licenciatura |
Camila Thaisa Alves (FURB) |
ANÁLISE DO DISCURSO |
A
constituição do sujeito a partir de um lugar intervalar |
Caroline Mallmann Schneiders (UFSM) |
ANÁLISE DO DISCURSO |
A
relação do aluno de letras do ensino a distância
com o dicionário digitalizado |
Elisabeth Silveira Gonçalves
(UFSM) |
ANÁLISE DO DISCURSO |
A construção
do ideal de corpo nos magazines femininos televisivos. |
Aline Broetto, César Vinicius
Massing, Francine Ghiggi, Ísis Cornelli, Lucas Lizot, Nicolas
de Araújo, Najara Pinheiro (UCS) |
ANÁLISE DO DISCURSO |
A
constituição da identidade de professores recém-formados |
Liza Buttchevitz (FURB) |
ANÁLISE DO DISCURSO |
Alemão
em Santa Catarina: um olhar discursivo sobre os não-falantes
dessa língua |
Scheila Maas (FURB) |
ENUNCIAÇÃO |
Marcas hesitativas e sua relação
com o enunciado: análise de enunciados falados de sujeitos
com doença de Parkinson |
Roberta Vieira (UNESP, São
José do Rio Preto) |
ENUNCIAÇÃO |
Especificações do
dizer marcadas por hesitações em um sujeito parkinsoniano
e em um sujeito sem lesão neurológica |
Lourenço Chacon (UNESP Marília
e São José do Rio Preto/CNPq) |
ENUNCIAÇÃO |
Uma
análise bakhtiniana em ‘Ó, paí, ó:
o signo negro’ |
Sabrine Amaral Martins (UCPEL) |
ENUNCIAÇÃO |
Operadores
Argumentativos: indícios de polifonia em entrevistas da Revista
Cult |
Vanessa Raini de Santana; Aparecida
Feola Sella (UNIOESTE, Cascavel) |
AQUISIÇÃO E INTERACIONISMO |
O
desvio fonológico e suas implicações na clínica
fonoaudiológica: um estudo de caso |
Christiane de Bastos Delfrate (UFPR) |
AQUISIÇÃO DE LE E
BILINGÜISMO |
A aquisição da passiva
no português por crianças em contexto de educação
bilíngüe |
Luciana de Souza Brentano; Ingrid
Finger (UFRGS) |
AQUISIÇÃO DE LE E
FONOLOGIA |
A Aquisição da Fonologia
da Língua Inglesa como L2 |
Débora do Couto Pereira;
Débora Mariana Lopes; Luciano Peres; Valter Nei Feijó
Bierhauls; Cristiane Lazzaroto Volcão (UNIPAMPA – Bagé) |
AQUISIÇÃO DE LE E
FONOLOGIA |
O uso de pistas visuais na identificação
das consoantes nasais inglesas em posição final de
sílabas por falantes de português brasileiro |
Denise Cristina Kluge; Mara Silvia
Reis (UFSC/CAPES) |
AQUISIÇÃO DE LE E
FONOLOGIA |
Avaliação da correlação
entre percepção e produção dos fonemas
interdentais ingleses por aprendizes brasileiros de inglês
como língua estrangeira |
Mara Silvia Reis; Denise Cristina
Kluge (UFSC/CAPES) |
AQUISIÇÃO DE LE E
FONOLOGIA |
Produção
de plosivas surdas em inglês e português por falantes
brasileiros de inglês como língua estrangeira |
Mariane A. Alves; Izabel Seara
(UFSC) |
AQUISIÇÃO DE LE E
FONOLOGIA |
Evidências da dinamicidade
na interlíngua português – inglês: o processo
de dessonorização terminal |
Sabrina Costa; Márcia Zimmer
(UCPEL) |
AQUISIÇÃO DE LE E
FONOLOGIA |
Estudo
entoacional focalizando o sotaque estrangeiro: o caso
do francês canadense |
Sara Farias da Silva (UFSC) |
AQUISIÇÃO DE LE E
FONOLOGIA |
O
fenômeno da “liaison” na leitura em voz alta:
o caso de aprendizes de francês língua estrangeira |
Vanessa Gonzaga Nunes (UFSC) |
AQUISIÇÃO DO LÉXICO |
Léxico verbal e expressão
de conceitos cognitivos |
Ketlin Elis Perske; Mirian Rose
Brum-de-Paula (UFSM) |
FONÉTICA |
Ordem
das palavras e os advérbios em –mente: experimentos
de produção semi-espontânea |
Fernanda Lima Jardim (UFSC) |
FONÉTICA |
Mais dados para a caracterização
acústica das vogais nasais do português brasileiro |
Gesoel Ernesto Ribeiro Mendes Junior
(UFPR) |
FONOLOGIA |
A ligação fonológica
dos clíticos pronominais na variedade brasileira do Português |
Cristina Márcia Monteiro
de Lima Corrêa (UFRJ) |
FONOLOGIA |
Um
estudo sobre a relação entre palavra morfológica
e palavra fonológica em vocábulos complexos do português
brasileiro |
Emanuel Souza de Quadros; Luiz
Carlos Schwindt (UFRGS) |
FONOLOGIA E AQUISIÇÃO |
Aquisição de segmentos
nos diferentes modelos de terapia fonológica |
Ana Rita Brancalioni; Caroline
Marini; Karina Carlesso Pagliarin;
Marizete Ilha Ceron; Márcia Keske-Soares (UFSM) |
FONOLOGIA E AQUISIÇÃO |
Aquisição do onset
complexo: posição na palavra, ponto de articulação
e freqüência lexical
|
Fabiana Veloso de Melo; Giovana
Ferreira-Gonçalves (UFSM) |
FONOLOGIA E AQUISIÇÃO |
Aquisição do acento
do português: o papel do léxico |
Joice Ines Bieger; Giovana Ferreira-Gonçalves
(UFSM) |
FONOLOGIA E AQUISIÇÃO |
O
papel da freqüência lexical e segmental na aquisição
da nasalidade das vogais: incluindo parâmetros contínuos
no estudo da aquisição fonológica |
Magnun Rochel; Márcia C.
Zimmer (UCPEL) |
FONOLOGIA E AQUISIÇÃO
ESCRITA |
As
hipersegmentações na escrita inicial de adultos e
crianças |
Carmen Regina Gonçalves
Ferreira; Natalia Devantier; Ana Ruth Moresco Miranda (UFPEL) |
FONOLOGIA E AQUISIÇÃO
ESCRITA |
A
morfologia do verbo e os dados de escrita inicial |
Cinara Miranda Lima; Ana Ruth Moresco
Miranda (UFPEL) |
FONOLOGIA E AQUISIÇÃO
ESCRITA |
Consciência
Fonológica: atividades de rima e de consciência silábica |
Cláudia Camila Lara (FURG) |
FONOLOGIA E AQUISIÇÃO
ESCRITA |
Influência da oralidade na
escrita: aquisição bilíngüe português/alemão |
Glívia Guimarães
Nunes; Giovana Ferreira-Gonçalves (UFSM) |
FONOLOGIA E AQUISIÇÃO
ESCRITA |
Um
estudo sobre a grafia das vogais pretônicas no português
em dados de aquisição da escrita |
Luísa Hernandes Grassi (UFPEL) |
FONOLOGIA E AQUISIÇÃO
ESCRITA |
Dados
da Escrita Infantil e sua Contribuição à Discussão
Fonológica sobre os Ditongos [aj] e [ej] |
Marco Antônio Adamoli; Ana
Ruth Moresco Miranda (UFPEL) |
FONOLOGIA E AQUISIÇÃO
ESCRITA |
Descrição
e análise dos erros ortográficos referentes à
grafia das soantes palatais e discussão sobre seu status
fonológico |
Shimene Teixeira (UFPel) |
Área |
Título |
Autores |
LEXICOGRAFIA |
Combinatórias
Léxicas Especializadas da Gestão Ambiental: suas
características em Língua Espanhola |
Carolina dos
Santos Carboni; Cleci Regina Bevilacqua (UFRGS) |
LEXICOGRAFIA |
Padrões
verbais nas constituições lusófonas |
Carolina Rübensam
Ourique (UFRGS) |
LEXICOGRAFIA |
|
Eduardo Correa
Soares (UFRGS) |
LEXICOGRAFIA |
O desenho das
tarefas de recepção e produção em
um dicionário monolíngüe para aprendizes de
espanhol |
Mariana Espíndola
da Cruz (UFRGS) |
LEXICOGRAFIA |
Um vocabulário
definidor para um dicionário de aprendizes de português
como língua estrangeira |
Vanessa da
Rocha (UCPEL) |
LINGÜÍSTICA
APLICADA AO ENSINO |
“Para
nós aprender a ler e escrever direitinho”: ensino
de língua portuguesa na perspectiva dos alunos |
Alícia
Endres Soares (UCPEL) |
LINGÜÍSTICA
APLICADA AO ENSINO |
Concepções
e Ensino de Língua Materna |
Daiana de Nez
Moura; Mary Stela Surdi, Mary Neiva S. Da Luz (UNOCHAPECÓ) |
LINGÜÍSTICA
APLICADA AO ENSINO |
|
Daiane da Silva
Delevati (UFSM) |
LINGÜÍSTICA
APLICADA AO ENSINO |
Pesquisa em
Escrita no Brasil: Uma Análise de Princípios Teórico-Metodológicos |
Francieli Socoloski
Rodrigues (UNIPAMPA, São Borja) |
LINGÜÍSTICA
APLICADA – LE |
|
Patrícia
Mussi Escobar; María Josefina Israel Semino (FURG) |
LINGÜÍSTICA
APLICADA – LE |
|
Agnesse Radmann
Gonzalez (UFRGS) |
LINGÜÍSTICA
APLICADA – LE |
Objetos digitais
de aprendizagem para o ensino de Português como Língua
Estrangeira |
Jordane Duarte
de Souza (UCPEL) |
LINGÜÍSTICA
TEXTUAL |
A tradução
no contexto editorial midiático: um estudo de caso do espanhol
para o português |
Carolina Pereira
Barcellos; Kórian Leite Carvalho; Célia Maria Magalhães
(UFMG- CNPq) |
LINGÜÍSTICA
TEXTUAL |
|
Claudia Susana
Dias Cespi de Capos (UFPEL) |
LINGÜÍSTICA
TEXTUAL |
A relação
de comentário em artigos de divulgação científica |
Janice Mayer;
Maria Eduarda Giering (UNISINOS) |
LINGÜÍSTICA
TEXTUAL |
Coesão
lexical e transitividade na tradução |
Kórian
Leite Carvalho; Carolina Pereira Barcellos; Célia Maria
Magalhães (UFMG) |
LINGÜÍSTICA
TEXTUAL |
|
Vanessa Koudsi
Faustini (PUCPR) |
LINGÜÍSTICA
TEXTUAL |
|
Vinicius Ferreira
Barth (UFPR) |
SINTAXE |
Propriedades
das nominalizações a partir de verbos deadjetivais |
Adriano Scandolara
(UFPR) |
SINTAXE |
Características
sintáticas e semânticas de verbos deadjetvais do
PB |
Lara Frutos
(UFPR) |
SINTAXE |
Ordem das palavras
e a topicalização selvagem: experimentos perceptuais |
Michelle Donizetti
Euzébio (UFSC/PIBIC) |
SINTAXE |
Uma análise
prototípica do objeto direto em textos escritos |
Eduardo Elisalde
Toledo (UFRGS) |
SINTAXE |
Sentenças
clivadas e pseudo-clivadas do português brasileiro e do
japonês |
Julia Orie
Yamamoto (UFSC) |
SINTAXE |
Padrões
de concordância defectiva em passivas e predicativos no
português brasileiro |
Leonor Simioni
(USP) |
SINTAXE |
Princípios
que influenciam a anteposição e posposição
de cláusulas finais e temporais |
Mariléia
Silva da Rosa (UNIPAMPA, Bagé) |
SINTAXE |
|
Sabrina Casagrande
(UNICAMP) |
SOCIOLINGÜÍSTICA |
|
Aline Pegoraro;
Valesca Brasil Irala (UNIPAMPA, Bagé) |
SOCIOLINGÜÍSTICA |
|
Ester Dias
de Barros; Valesca Brasil Irala (UNIPAMPA, Bagé) |
SOCIOLINGÜÍSTICA |
|
Josiane da
Silva Quintana Alves; Valesca Brasil Irala (UNIPAMPA, Bagé) |
SOCIOLINGÜÍSTICA |
|
Uiara Chagas;
Mariana M. Trautwein (PUCPR) |
VARIAÇÃO |
|
Christiane
Maria Nunes de Souza; Patricia Floriani Sachet (UFSC) |
VARIAÇÃO |
A ordem do
clítico pronominal em contextos de complexos verbais –
a sociovariação na escrita escolar |
Adriana Lopes
Rodrigues (UFRJ) |
VARIAÇÃO |
|
Anay Batista
Linares; Camila Rigon Peixoto;
Tiago Moreira (PUCPR) |
VARIAÇÃO |
O uso dos pronomes
nós e a gente no sul do Brasil |
André
Luiz de Oliveira Almeida; Tathyana Szmidziuk (UFPR) |
VARIAÇÃO |
Apagamento
do fonema /R/ pós-vocálico na fala ‘amrequiana’ |
Ângela
Regina Meira Matias e Liriane Teixeira (UNESC) |
VARIAÇÃO |
O Uso do Imperativo
na Mídia: uma análise sociolingüística |
Antonio José
de Pinho; Bruno Cardoso (UFSC) |
VARIAÇÃO |
Variação
Lingüística em EAD – isso é possível? |
Claudenir Caetano
de Barros; Cristiane dos Santos Azevedo; Joelma Santos Castilhos
(CEAD/UFPEL) |
VARIAÇÃO |
|
Fernanda Mendes
(UFSC) |
VARIAÇÃO |
|
Ivanilde da
Silva (UFSC) |
FILOLOGIA |
|
Ana Kelly Borba
da Silva; Gisele Iandra Pessini Anater (UFSC) |
ENUNCIAÇÃO |
“O que
significa ser melhor?”: cotas raciais em artigos de opinião
sob uma perspectiva enunciativa da linguagem |
Gabriela Barboza
(UFSM) |