GT Ensino de línguas, tecnologia e paradigmas da complexidade

 

Sessão I
Dia 29/10 -14h30 às 16h

Trabalho Autoria
"Yo soy yo y mis circunstancias": emergência, complexidade e ensino de línguas Vilson J. Leffa (UCPel)
As tendências teóricas em estudos de CALL no Brasil: identificando o estado da arte Susana Cristina dos Reis (UFSM)
A utilização de ferramentas de TIC em cursos de Letras Inglês: crenças de professores e alunos Fernanda Ramos Machado (UFSC)
Vigotsky.com: um primeiro encontro entre professores em formação e novas tecnologias do ponto de vista da Teoria da Atividade Marcus Vinícius Liessem Fontana (UCPel)
O discurso universitário sobre as tecnologias educacionais: um debate em aberto Valesca Brasil Irala (UCPel/UNIPAMPA)

 

Sessão II
Dia 29/10-16h30 às 18h

Trabalho Autoria
Design de tecnologia educacional: incorporando concepções qualitativas e quantitativas de língua e aprendizagem de língua Delfina Cristina Paizan (UNIOESTE /Institute of Education - University of London)
A prática do design instrucional aliada ao currículo baseado em tarefas Patrícia da Silva Campelo Costa (UFRGS)
Objetos de aprendizagem: implementando os pressupostos de Vygotsky Simone Carboni Garcia (UCPel)
De aulas de gramática, quero distância! Ana Cláudia Pereira de Almeida (UCPel)
A interatividade proposta pelos objetos de aprendizagem em cursos on-line de espanhol Arice Cardoso Tavares (CEFETRS)

 

Sessão III
Dia 30/10 -14h30 às 16h

Trabalho Autoria
A interatividade e os papéis assumidos em um contexto informatizado de produção de linguagem Andréia Vielmo de Quadros; Dinorá Moraes de Fraga (UNISINOS)
Web 2.0 e a formação de comunidades virtuais Christiane Heemann (UCPel)
Web 2.0: de blogs a wikis – a colaboração em massa na formação continuada de professores de língua estrangeiras Vanessa Ribas Fialho (FAMES/UCPel)
Escrita coletiva em língua inglesa realizada por adolescentes de escola pública em um ambiente digital Ingrid Kuchenbecker Broch (UFRGS)
Aprendendo inglês na internet: uma experiência com blogs na escola pública Débora Lisiane Carneiro Tura; Tânia Maria Moreira (UNIFRA)

 

Sessão IV
Dia 30/10 -16h30 às 18h

Trabalho Autoria
Construção de conhecimento e reflexão na formação de professores de línguas a distância Renata Costa de Sá Bonotto (UFRGS)
Projeto Hipertexto para licenciatura em letras - inglês na modalidade a distância: a aplicação da teoria dos sistemas complexos à construção de conteúdos para um currículo em rede Eunice Polonia, (UFRGS)
Oficinas presenciais temáticas: complexidade e identidade em um curso de língua portuguesa para refugiados Paulo Rezende (PUCSP)
A complexidade na/da formação tecnológica de professores de inglês Maximina M. Freire (PUCSP)
Entropia sócio-interativa: lidando com o inevitável e com a complexidade das interações em ambientes (virtuais) de aprendizagem Rafael Vetromille-Castro (UFPEL)

 

Voltar