VOLUME 9 - NÚMERO 2 - Jul/Dez 2006


NOTA: Os arquivos abaixo usam o ACROBAT Reader, permitindo a apresentação gráfica do texto tal como foi impresso na revista, incluindo gráficos, tabelas, figuras e a numeração correta das páginas. O ACROBAT Reader deverá ser acionado automaticamente pelo seu browser. Caso isso não aconteça, você talvez tenha que instalar o ACROBAT, que é um programa gratuito e disponível em inúmeros locais (Ex.: http://www.adobe.com). Se as letras parecerem pequenas, aumente-as usando o zoom disponível na barra de ferramentas para uma leitura mais confortável.

Editorial

ARTIGOS / ARTICLES
Texto e leitura hipertextual: novos produtos, velhos processos /
Text and hypertextual reading: new products, old processes

Ana Elisa Ribeiro

Classroom oral interaction in foreign language lessons and
implications for teacher development / Interação oral na sala
de aula de língua estrangeira: implicações para a formação de
professores

Douglas Altamiro Consolo

O uso da leitura em aulas de Espanhol como Língua
Estrangeira / The use of readings in Spanish as a Foreign
Language classes

Ana Paula Carneiro Rola

Das dúvidas da interlocução: a quem se dirige um plano
político pedagógico? / Interlocution doubts: who is a
Political Pedagogical Plan directed to?

Cristina Pimentel
Vera Lucia de A. Sant'anna

A produção de aspectos fonético-fonológicos da segunda
língua: instrução explícita e conexionismo / L2 production of
phonetic-phonological aspects: explicit instruction and
connectionism

Márcia Cristina Zimmer
Ubiratã Kickhöfel Alves

Narrativas, crenças e experiências de aprender inglês /
Narratives, beliefs and experiences of learning English

Ana Maria Ferreira Barcelos

Retextualização de uma história em quadrinhos por alunos
de meios letrados / Retextualization of a comic strip by
literate students

Eliene Peres de Oliveira Andrade
Gisélia dos Santos Silva Machado
Sílvio Ribeiro da Silva

Reflexões sobre ensino de línguas materna e estrangeira no
Brasil: aproximações, distanciamentos e contradições /
Reflections upon first and foreign language teaching in Brazil:
similarities, differences and divergences

Daiana Campani

Pesquisando o uso de dicionários / On research into
dictionary use

Herbert Andreas Welker

RESENHAS / BOOK REVIEWS
LIMA, Diógenes Cândido (Ed.). Foreign Language Learning
and Teaching: From Theory to Practice. Vitoria da Conquista:
Editora UESB, 2004.

Resenhado por Adelaide Oliveira - Página 247

FLORES, Valdir do Nascimento; TEIXEIRA, Marlene.
Introdução à Lingüística da Enunciação. São Paulo: Contexto,
2005.

Resenhado por Antonia Zago - Página 250

FERNANDES, Cleudemar Alves. Análise do Discurso: reflexões introdutórias. Goiânia: Trilhas Urbanas, 2005.
Resenhado por Cintia Avila Blank - Página 256

AMOSSY, Ruth. (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. Trad. Dílson Ferreira da Cruz, Fabiana Komesu e Sírio Possenti. São Paulo: Contexto, 2005.
Resenhado por Cristina Zanella Rodrigues - Página 261

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolingüística em sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004.
Resenhado por Letícia Fraga - Página 265

GUIMARÃES, Eduardo; ZOPPI-FONTANA, Mónica (Org.)
Introdução às ciências da linguagem – A palavra e a frase.
Campinas, São Paulo: Pontes Editores, 2006.

Resenhado por Luciana Iost Vinhas - Página 270

ANDREOTTI, Vanessa; JORDÃO, Clarissa M.; GIMENEZ,
Telma (Org) Perspectivas educacionais e o ensino de Inglês na
escola pública. Pelotas: Educat, 2005.

Resenhado por Camila Nunes Lawson - Página 276