VOLUME 8 - NÚMERO 2 - Jul/Dez 2005


NOTA: Os arquivos abaixo usam o ACROBAT Reader, permitindo a apresentação gráfica do texto tal como foi impresso na revista, incluindo gráficos, tabelas, figuras e a numeração correta das páginas. O ACROBAT Reader deverá ser acionado automaticamente pelo seu browser. Caso isso não aconteça, você talvez tenha que instalar o ACROBAT, que é um programa gratuito e disponível em inúmeros locais (Ex.: http://www.adobe.com). Se as letras parecerem pequenas, aumente-as usando o zoom disponível na barra de ferramentas para uma leitura mais confortável.

Carta do editor

PESQUISAS / RESEARCH ARTICLES
Crenças de professores de português sobre o papel da gramática no ensino de língua portuguesa
Fábio Madeira

As crenças e o sistema de crenças do professor de Inglês sobre o ensino e a aprendizagem da língua estrangeira no sul do Brasil: sistemas, origens e mudança
Elisabeth Kudiess

Análise da orientação para produção de texto no livro didático como atividade de formação docente
Maria Augusta G. de M. Reinaldo
Tatiana Fernandes Sant’ana

A semeadura das palavras: fragmentos de poemas campesinos
Lucília Maria Sousa Romão
Soraya Maria Romano Pacífico

Self-Access Study and Cooperative Foreign Language Learning through Computers
Mariangela Braga Norte

Minimal pairs: Are they suitable to illustrate meaning confusion derived from mispronunciation in Brazilian learners’ English?
Neide Cesar Cruz

ENSAIOS/ ESSAYS

O lingüista aplicado: de um aplicador de saberes a um ativista político
Maria Cristina Damianovic

O Leitor e a Leitura: Liberdade ou Autoritarismo?
João Carlos Cattelan

Literatura e ensino de línguas não-maternas: uma adequação necessária
Sergio Flores Pedroso

Utilizando corpora de aprendizes para a investigação de aspectos discursivos, metodologias de ensino e design de materiais pedagógicos
Leonardo Recski

RESENHAS/REVIEWS

A origem do conhecimento e a aprendizagem escolar
Márcia Cristina Greco OHUSCHI

A leitura
Marta Yumi ANDO