VOLUME 8 - NÚMERO 1 - Jan/Jun 2005


NOTA: Os arquivos abaixo usam o ACROBAT Reader, permitindo a apresentação gráfica do texto tal como foi impresso na revista, incluindo gráficos, tabelas, figuras e a numeração correta das páginas. O ACROBAT Reader deverá ser acionado automaticamente pelo seu browser. Caso isso não aconteça, você talvez tenha que instalar o ACROBAT, que é um programa gratuito e disponível em inúmeros locais (Ex.: http://www.adobe.com). Se as letras parecerem pequenas, aumente-as usando o zoom disponível na barra de ferramentas para uma leitura mais confortável.

Carta do editor

PESQUISAS / RESEARCH ARTICLES
O livro didático sob a ótica do gênero
Luciane Kirchhof TICKS

A leitura no livro didático: uma dicotomia entre o discurso e a prática
Rute Izabel Simões CONCEIÇÃO

A valência verbal em três dicionários brasileiros
Herbert Andreas Welker

ENSAIOS/ESSAYS
Questões de ética na pesquisa em Lingüística Aplicada
Maria Antonieta Alba CELANI

Metodologia sócio-interacionista em pesquisa com professores de línguas: revisitando Goffman
Adail Sebastião Rodrigues Júnior

Organização tópica do texto e ensino de leitura
Clemilton Lopes PINHEIRO

A new paradigm for learning language: Connectionist artificial inteligence
José Marcelino Poersch

RESENHAS/REVIEWS

SEÇÃO LIVRE/NOTES
A abordagem "pôr-do-sol" para a leitura
Maiza Fatureto

Materials design for teaching English at the Junior High level
Stephen Mark Gil Silvers