VOLUME 7 - NÚMERO 2 - Jul/Dez 2004


NOTA: Os arquivos abaixo usam o ACROBAT Reader, permitindo a apresentação gráfica do texto tal como foi impresso na revista, incluindo gráficos, tabelas, figuras e a numeração correta das páginas. O ACROBAT Reader deverá ser acionado automaticamente pelo seu browser. Caso isso não aconteça, você talvez tenha que instalar o ACROBAT, que é um programa gratuito e disponível em inúmeros locais (Ex.: http://www.adobe.com). Se as letras parecerem pequenas, aumente-as usando o zoom disponível na barra de ferramentas para uma leitura mais confortável.

Carta do editor

PESQUISAS/ RESEARCH ARTICLES

Os Diários Dialogados Eletrônicos no ensino de Língua Estrangeira: A prática da escrita conectada a um ensino comunicativo para promover interação real
Daniela Nogueira de Moraes Garcia

A iconicidade, a leitura e o projeto do texto
Darcilia Simões
Vânia Lúcia R. Dutra

A teoria, o livro didático e o professor: uma análise da implementação de tarefas orais em LE
Raquel Carolina Souza Ferraz D'Ely
Mailce Borges Mota

A opção da variedade de Espanhol por professores em serviço e pré-serviço
Valesca Brasil Irala

Construções para + infinitivo: um motivo para repensar o ensino da gramática
Vanda Cardozo de Menezes

O processo da reescrita na disciplina de língua portuguesa instrumental
Vanilda Salton Köche
Cinara Ferreira Pavani
Odete Maria Benetti Boff

ENSAIOS/ ESSAYS

Reading theories and some implications for the processing of linear texts and hypertexts
Ingrid Fontanini

RESENHAS / REVIEWS

CANFORA,Luciano. Livro e liberdade. Tradução de Antonio de Padua Danesi.
por Angela ENZ

PAVANI, Cinara Ferreira; MACHADO, Maria Luiza Bonorino. Criatividade: atividades de criação literária
por Circi Nayar Oliveira LOURENÇO

ZORZI, Jaime Luiz. Aprendizagem e distúrbios da linguagem escrita. Questões clínicas e educacionais.
por Cristiane LAZZAROTO

BAGNO, Marcos. A norma oculta: língua & poder na sociedade brasileira.
por Dâni Rodrigues Moreira

MALUF, A.C. Brincar: prazer e aprendizado.
por Ida Maria Morales MARINS

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento.
por Leila Bom CAMILLO

SILVA, Juremir Machado da.  As tecnologias do imaginário.
por Valesca Brasil Irala

SEÇÃO LIVRE / NOTES 

Breve notícia sobre o Programa de Ensino Plurilíngüe na Cidade de Buenos Aires, Argentina
Pedro M. Garcez