VOLUME 7 - NÚMERO 1 - Jan/Jun 2004


NOTA: Os arquivos abaixo usam o ACROBAT Reader, permitindo a apresentação gráfica do texto tal como foi impresso na revista, incluindo gráficos, tabelas, figuras e a numeração correta das páginas. O ACROBAT Reader deverá ser acionado automaticamente pelo seu browser. Caso isso não aconteça, você talvez tenha que instalar o ACROBAT, que é um programa gratuito e disponível em inúmeros locais (Ex.: http://www.adobe.com). Se as letras parecerem pequenas, aumente-as usando o zoom disponível na barra de ferramentas para uma leitura mais confortável.

Carta do editor

PESQUISAS / RESEARCH ARTICLES
É possível ter autoridade em sala de aula sem ser autoritário?
Elaine Lopes Novais

A leitura e o universo do leitor: uma experiência em sala de aula

Gizéle Mancuzo de Brito
Valda Suely da Silva Verri

Réflexions sur la situation de l’enseignement; Récits d’enseignants et de futurs enseignants
Jacqueline de Fátima dos Santos Morais

A prática pedagógica e a metodologia adotada no ensino da Gramática; atuação dos egressos do curso de Letras da Unijuí
Lucia Rottava
Francieli Freudenberger

ENSAIOS / ESSAYS
Crenças sobre aprendizagem de línguas, Lingüística Aplicada e ensino de línguas
Ana Maria Ferreira Barcelos

De Fernando Sabino a Machado de Assis; uma relei-tura de “Dom Casmurro”
Ormezinda Maria Ribeiro

Using dictation to teach pronunciation
Patrick Blanche

RESENHAS / REVIEWS
LEITE, Yonne; CALLOU, Dinah. Como falam os brasileiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, Série Descobrindo o Brasil, 2002. Resenhado por Luciene
Bassols BRISOLARA.

NOTAS / NOTES
Prêmios oferecidos pela MLA
Apresentando o TELA2