VOLUME 6 - NÚMERO 2 - Jul/Dez 2003


NOTA: Os arquivos abaixo usam o ACROBAT Reader, permitindo a apresentação gráfica do texto tal como foi impresso na revista, incluindo gráficos, tabelas, figuras e a numeração correta das páginas. O ACROBAT Reader deverá ser acionado automaticamente pelo seu browser. Caso isso não aconteça, você talvez tenha que instalar o ACROBAT, que é um programa gratuito e disponível em inúmeros locais (Ex.: http://www.adobe.com). Se as letras parecerem pequenas, aumente-as usando o zoom disponível na barra de ferramentas para uma leitura mais confortável.

PESQUISAS/ RESEARCH ARTICLES

Leitura compreensiva; um estudo de caso
Graciela Inchausti de Jou
Tânia Mara Sperb

L2 speech rate in monologic and dialogic activities
Célia Bell

Perfil real, perfil ideal do professor de língua: Avaliação do Exame Nacional de Letras
Maria Auxiliadora Bezerra

ENSAIOS/ ESSAYS

Por uma engenharia de leitura: construindo trajetórias para a leiturização
Ormezinda Maria Ribeiro

Graus de vinculação das condicionais no discurso publicitário
Rosane Santos Mauro Monnerat

Face-work, writing and interaction in the FL classroom
Adail Sebastião Rodrigues Júnior

RESENHAS/ REVIEWS

BUIN, Edilaine. Aquisição da escrita: coerência e coesão. São Paulo: Contexto, 2002.
Resenhado por Elisa Clasen LORENZET

FIORIN, José Luiz (Org.). Introdução à Lingüística: Objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2002.
Resenhado por Letícia Mena ALVES  

BAGNO, Marcos, STUBBS, Michael & GAGNÉ, Gilles. Língua Materna: letramento, variação & ensino. São Paulo: Parábola, 2002.
Resenhado por Raymundo da Costa OLIONI  

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva e Guaracira Lopes Louro. 7. Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
Resenhado por Circi Nayar Oliveira LOURENÇO  

MATZENAUER-HERNANDORENA, Carmen Lúcia (org.). Aquisição de língua materna e de língua estrangeira: aspectos fonéticos e fonológicos. Pelotas: EDUCAT, 2001.
Resenhado por Cristiane LAZZAROTTO  

ASSIS-PETERSON, Ana Antônia de; COX, Maria Inês Pagliari (orgs.). Cenas de sala de aula. Campinas: Mercado de Letras, 2001. 270 p. (Coleção Idéias sobre a Linguagem).
Resenhado por Valesca Brasil IRALA