VOLUME 6 - NÚMERO 1 - Janl/Jun 2003


NOTA: Os arquivos abaixo usam o ACROBAT Reader, permitindo a apresentação gráfica do texto tal como foi impresso na revista, incluindo gráficos, tabelas, figuras e a numeração correta das páginas. O ACROBAT Reader deverá ser acionado automaticamente pelo seu browser. Caso isso não aconteça, você talvez tenha que instalar o ACROBAT, que é um programa gratuito e disponível em inúmeros locais (Ex.: http://www.adobe.com). Se as letras parecerem pequenas, aumente-as usando o zoom disponível na barra de ferramentas para uma leitura mais confortável.

PESQUISAS/ RESEARCH ARTICLES

Schoolchildren writing: A corpus-based analysis
Tony Berber Sardinha
Marilisa Shimazumi

A mudança de turnos na sala de aula de língua inglesa
Maria Cristina Faria Dalacorte

A língua falada na TV: texto falado ou escrito?
Denise Lino de Araújo

ENSAIOS/ ESSAYS

A habilidade comunicativa de linguagem
Lyle Bachman

Pedagogia de Projeto: da gramática à comunicação
Marcos Gustavo Richter

RESENHAS/ REVIEWS

FERREIRO, Emília. Cultura escrita e educação: conversas de Emília Ferreiro com José Antônio Castorina, Daniel Goldin e Rosa Maria Torres.
por Cristina Pureza Duarte BOÉSSIO

BLOOM, Harold. Como e porque ler.
por Maria Eloísa Zanchet SROCZYNSKI

CAGLIARI, Gladis Massini. O texto na alfabetização: coesão e coerência.
por Marinês ULBRIKI
 

BRANDÃO, Teresinha. Texto argumentativo: escrita e cidadania.
por Nara Widholzer
 

MENEZES, Vera Lúcia (org.). Interação e aprendizagem em ambiente virtual.
por Rafael VETROMILLE-CASTRO
 

FERREIRO, Emília. Atualidade de Jean Piaget.
por Veronice Camargo da SILVA