VOLUME 3 - NÚMERO 2 - Jul/Dez 2000


NOTA: Os arquivos abaixo usam o ACROBAT Reader, permitindo a apresentação gráfica do texto tal como foi impresso na revista, incluindo gráficos, tabelas, figuras e a numeração correta das páginas. O ACROBAT Reader deverá ser acionado automaticamente pelo seu browser. Caso isso não aconteça, você talvez tenha que instalar o ACROBAT, que é um programa gratuito e disponível em inúmeros locais (Ex.: http://www.adobe.com). Se as letras parecerem pequenas, aumente-as usando o zoom disponível na barra de ferramentas para uma leitura mais confortável.

PESQUISAS/ RESEARCH ARTICLES

Aprendendo a ensinar: a autonomia do professor-aprendiz no projeto de extensão da Faculdade de Letras da UFMG
Deise P. Dutra
Célia M. Magalhães

Comportamento diretivo/requisitivo do professor de inglês como língua estrangeira: Foco no núcleo do ato
Rejane Teixeira Vidal

Da redação escolar ao discurso: Um caminho a (re)construir
Rute Izabel Simões Conceição

ENSAIOS/ ESSAYS

As conexões da interação na construção do sentido
Mirian de Albuquerque Aquino

O que é uma pergunta?  Diálogos entre a psicanálise e a lingüística de Austin e Searle
Paulo Luis Rosa Sousa
Ricardo Azevedo da Silva
Ricardo Tavares Pinheiro

Escolhas pedagógicas do educador e identidade cultural dos aprendizes
Lúcia Pacheco de Oliveira

RESENHAS/ REVIEWS
 

CIPRO NETO, Pasquale, Inculta & Bela
por Cláudio Corrêa Jorge

ROCHA, Gladys, A apropriação das habilidades textuais pela criança
por Dulce Cassol Tagliani

FLORES, Valdir, Lingüística e Psicanálise: Princípios de uma semântica da enunciação
por Edilberto Treptow

CAGLIARI, Gladis Massini e CAGLIARI, Luiz Carlos, Diante das letras; A escrita na alfabetização
por Elaine Nogueira da Silva

MIOTO, Carlos, SILVA, Maria C Figueiredo, LOPES, Ruth E Vasconcelos, Manual d Sintaxe
por Elenice Maria Jacques Larroza

PAYRATO, Luís, De profesión, lingüista: Panorama de la lingüística aplicada
por Neusa Maria Rossi Ernst Martins

MOURA, Heronides Maurílio de Melo, Significação e Contexto: uma Introdução a Questões de Semântica e Pragmática
por Susana da Mata Ramos

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de, (org) O professor de língua estrangeira em formação
por Valéria Zanetti