VOLUME 1 - NÚMERO 2 - Jul/Dez 1998


NOTA: Os arquivos abaixo usam o ACROBAT Reader, permitindo a apresentação gráfica do texto tal como foi impresso na revista, incluindo gráficos, tabelas, figuras e a numeração correta das páginas. O ACROBAT Reader deverá ser acionado automaticamente pelo seu browser. Caso isso não aconteça, você talvez tenha que instalar o ACROBAT, que é um programa gratuito e disponível em inúmeros locais (Ex.: http://www.adobe.com). Se as letras parecerem pequenas, aumente-as usando o zoom disponível na barra de ferramentas para uma leitura mais confortável.

PESQUISAS/ RESEARCH ARTICLES

As vozes e os efeitos de sentido da "prática" no discurso de professoras sobre sua formação
Maria Bernadete Fernandes de Oliveira

Padrões de oralidade presentes na explicação de textos na sala de aula
Maria Auxiliadora Bezerra

O processo de elaboração de textos: interpretando o "passar a limpo"
Rosa Maria Hessel Silveira

A influência do "feedback" do professor nas revisões de seus alunos
Adriana de Carvalho Kuerten Dellagnelo

Marcação de tópico pela reordenação de constituintes no texto dissertativo
Maria Teresinha Py Elichirigoity

Role-play e ensino interativo de língua materna
Marcos Gustavo Richter

O sujeito do samba-enredo
Elsa Maria Nitsche Ortiz

NOTAS

Grupos de pesquisa do Brasil na área da linguagem