VOLUME 11 - NÚMERO 2 - Jul/Dez 2008


  NOTA: Os arquivos abaixo usam o ACROBAT Reader, permitindo a apresentação gráfica do texto tal como foi impresso na revista, incluindo gráficos, tabelas, figuras e a numeração correta das páginas. O ACROBAT Reader deverá ser acionado automaticamente pelo seu browser. Caso isso não aconteça, você talvez tenha que instalar o ACROBAT, que é um programa gratuito e disponível em inúmeros locais (Ex.: http://www.adobe.com). Se as letras parecerem pequenas, aumente-as usando o zoom disponível na barra de ferramentas para uma leitura mais confortável.

Editorial

PESQUISAS / RESEARCH ARTICLES

Inovações e conflitos na Proposta Curricular de SC:
perspectivas na formação de professores / Innovations and
conflicts in Santa Catarina’s Curricular Proposal: perspectives for
teacher training

Maria Marta Furlanetto

Funções do mas em um texto oral-dialogado / Functions of mas
(but) in spoken discourse

Aparecida Feola Sella

Perífrases [V1 (E) V2] em gêneros escritos: propostas para um
ensino de gramática baseado no texto / Periphrasis [V1 (E) V2]
in written genres: proposals for text-based grammar teaching

Maria Alice Tavares

O português falado por descendentes de holandeses em
Carambeí (PR) e os róticos em coda / The Portuguese spoken by
people of Dutch descent in Carambeí, PR and the rhotics in coda

Letícia Fraga

Reflexão e ações na formação e atuação do professor de língua
portuguesa: o diálogo como condição de autoria na prática
educativa / Reflection and action in the training and performance of
teachers of Portuguese: dialogue as a condition of authorship in the
educative practice

Regina Aparecida Ribeiro Siqueira
Rozana Aparecida Lopes Messias

A inscrição do discurso do esquizofrênico no discurso
religioso / The inscription of schizophrenic discourse into the
discourse of religion

Patrícia Laubino Borba

Dízimo: um beco sem saída / Tithe: a blind alley
João Carlos Cattelan

Luciane Thomé Schröder

Estudo exploratório de uma comunidade no contexto de
ensino-aprendizagem de inglês instrumental / Investigating a
community in the context of an ESP course

Silvia Matravolgyi Damião

Internet e ensino de línguas: uma proposta de atividade
utilizando vídeo disponibilizado pelo YouTube® / The Internet
and language teaching: an activity using a YouTube® video

Anderson Carnini
Maria Júlia Padilha Macagnan
Fabiana Diniz Kurtz

Que exílio é este “o da Língua Estrangeira”? / The “exile” of the
foreign language learner
Ana Pederzolli Cavalheiro


RESENHAS/REVIEWS

AUTORES / CONTRIBUTORS