TEORIAS LINGÜÍSTICAS E ENSINO
POSSIBILIDADES E LIMITES

Volta

 

TÍTULOS

AÇÃO E REFLEXÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES PARA OS PROCESSOS
DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA NO CONTEXTO
DE UMA TURMA DE PROGRESSÃO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO:
UM ESTUDO COM PROFESSORAS ALFABETIZADORAS
ACERCA DA APROPRIAÇÃO DE NOVOS ENFOQUES TEÓRICOS

A ANÁLISE DO DISCURSO COMO UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO
UMA LEITURA DO CBC

ANÁLISE DO DISCURSO DO JORNALISTA ALEXANDRE GARCIA
O INÍCIO DE UMA TRAJETÓRIA PARA A ANÁLISE DO DISCURSO

APONTAMENTOS SOBRE HISTÓRIA DAS IDÉIAS
DEFINIÇÃO E RELAÇÕES COM O ENSINO

APRENDER SEM VER: UM ESTUDO SOBRE A INTERAÇÃO ENTRE
DEFICIENTES VISUAIS E O COMPUTADOR E SUAS POSSÍVEIS
IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

DO APRENDIZADO PELA ORALIDADE AO APRENDIZADO PELA GRAMATIZAÇÃO:
A IMPOSIÇÃO E O SILENCIAMENTO DE MEMÓRIAS OUTRAS

AQUISIÇÃO DE ONSET COMPLEXO
PONTO DE ARTICULAÇÃO E FREQÜÊNCIA LEXICAL

AQUISIÇÃO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA E
MODELO HOLÍSTICO

AQUISIÇÃO DO ACENTO DIFERENCIAL DE VERBOS E SUBSTANTIVOS DA
LÍNGUA INGLESA: EFEITOS DA INSTRUÇÃO EXPLÍCITA

A AQUISIÇÃO DO ACENTO PRIMÁRIO EM INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

A ARTE COMO ILUSIONISMO EM ANA C. E LEONILSON

O ARTIGO DE OPINIÃO VISTO SOB A PERSPECTIVA DIALÓGICA
BAKHTINIANA DA LINGUAGEM

ASSIMILAÇÃO CONSONANTAL NA AQUISIÇÃO DO PB
IMPLICAÇÕES DA VOGAL INTERVENIENTE

AS ATIVIDADES DE LEITURA DE TIRINHAS
DA MAFALDA NA COLEÇÃO ¡ARRIBA!

AS AULAS DE ESPANHOL LÍNGUA ESTRANGEIRA (E/LE)
CONTRIBUINDO NA CONSTRUÇÃO E/OU RECONSTRUÇÃO DE
IDENTIDADES: UM ESTUDO DE CASO

A AUTORIA E A FUNÇÃO-AUTOR:
DE FOUCAULT À ANÁLISE DO DISCURSO

AWARENESS PRAGMÁTICO:
O CASO DE CHINESES FALANTES DE PORTUGUÊS COMO L2

DO BILÍNGÜÍSMO AO MONOLÍNGÜÍSMO

O CAMPO DOS ESTUDOS DA LINGUAGEM E O ENSINO

CASOS DE SUPERGENERALIZAÇÃO NOS DADOS DE ESCRITA
DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS DIDÁTICO-METODOLÓGICAS
O ENSINO DE ESPANHOL NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

COMPREENDER A VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA EM PORTUGUÊS
A PARTIR DO ESTUDO DO FRANCÊS

ALGUNS CONCEITOS-CHAVE DE BAKHTIN E O ARTIGO DE OPINIÃO

A CONCEPÇÃO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PRESENTE NOS DIÁLOGOS DIDÁTICOS

CONCEPÇÕES DE TEXTO E SUAS IMPLICAÇÕES METODOLÓGICAS
UM PERCURSO EXPLORATÓRIO

DO CONHECIMENTO DE PORTUGUÊS À SISTEMATIZAÇÃO DO
CONHECIMENTO SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA

CONHECIMENTO MORFOLÓGICO E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM:
O QUE A CRIANÇA NOS ENSINA?

AS CONJUNÇÕES PRESENTES NOS CONTEXTOS
EM QUE HÁ ALTERNÂNCIA NO USO DOS MODOS SUBJUNTIVO E INDICATIVO
NAS ENTREVISTAS DO VARSUL NO ESTADO DO PARANÁ

A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DOS/DAS ALUNOS/ALUNAS DA UNIPAMPA

A CONSTRUÇÃO DA POSIÇÃO-SUJEITO NA GRAMÁTICA
UM INSTRUMENTO DE DETERMINAÇÃO DO SABER E DO ENSINO

DEBATES ON-LINE: UM NOVO ESPAÇO DISCURSIVO INSTAURADO NA WEB

OS DÊITICOS E SEU PAPEL SOCIAL NA ENUNCIAÇÃO DA
SUBJETIVIDADE

DIFICULDADES DE LINGUAGEM NAS SÉRIES INICIAIS:
CRENÇAS E DESAFIOS

O DISCURSO CIENTÍFICO NAS PESQUISAS EM
LINGÜISTICA APLICADA DO BRASIL

UMA DISCUSSÃO SOBRE O STATUS SILÁBICO DA “ASPIRAÇÃO” DAS
PLOSIVAS FINAIS DO INGLÊS PRODUZIDAS POR FALANTES
BRASILEIROS

EDUCAÇÃO INCLUSVA:
LINGUAGEM E INTERAÇÃO EM CLASSE DE ALUNOS CEGOS

EMBARQUE NA ONDA DA LEITURA

O ENSINO DA RECEITA CULINÁRIA

ENSINO DE LEITURA E TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE LETRAMENTO DE
PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA

O ENSINO DO DISCURSO CITADO COMO RECURSO ARGUMENTATIVO

ENSINO DE LATIM: JUSTIFICATIVAS E ABORDAGENS

O ENSINO DE PORTUGUÊS NO BRASIL VIA ANCHIETA

O ENSINO DO ARTIGO DE OPINIÃO COMO UM GÊNERO TEXTUAL

O ENSINO LINGÜÍSTICO A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL
NO LIVRO DIDÁTICO: UM RELATO DE ESTUDO DO ADJETIVO
NA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

PARA ENTENDER DUCROT

ENTRE A INDETERMINAÇÃO E A DETERMINAÇÃO
O DISCURSIVO NA MATERIALIDADE LINGÜÍSTICA

ENTRE O DIZER E O NÃO-DIZER: A CHARGE POLÍTICA

A ESCOLA ENQUANTO PROMOTORA DA REDUÇÃO
DA LINGUAGEM E DA PERDA DO PODER

A ESCRITA MATEMÁTICA COMO UMA LINGUAGEM NA
CONSTRUÇÃO DE ALGUNS CONCEITOS GEOMÉTRICOS

OS ESPAÇOS MASCULINO E FEMININO NO DISCURSO PUBLICITÁRIO

ESPANHOL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
EM UMA REGIÃO DE FRONTEIRA BRASIL-URUGUAI

UM ESTUDO DA CONCORDÂNCIA NOMINAL EM PANAMBI

OS ESTUDOS E AS VOZES DE JEAN TARDIEU
ESTUDO DE PRONOMES

O ETHOS NA PUBLICIDADE PARA MULHERES:
UMA REVISÃO DA ANÁLISE DE MAINGUENEAU

FATORES DE PRODUÇÃO EM INTERLÍNGUAS
DE APRENDIZADO DE E.L.E.

FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DO ‘BRASIL ALFABETIZADO’ NA
UNISUL: PRÁTICAS DE TEXTUALIDADE E DE LETRAMENTO

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CONECTORES INTERFRÁSTICOS
NOVAS PERSPECTIVAS

A FRUSTRAÇÃO DA LINGUAGEM NA POESIA DE ANA CRISTINA CESAR

O FUNCIONAMENTO DO SIGNO NO USO DA LINGUAGEM

O GÊNERO CRÔNICA NA DIMENSÃO JORNALÍSTICA: UMA
COMPARAÇÃO ENTRE A VISÃO DE BAKHTIN E DE FAIRCLOUGH

GÊNEROS DE TEXTOS, CURRÍCULO E ORGANIZAÇÃO
DO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NOS ANOS INICIAIS:
UMA PROPOSTA PARA ANÁLISE

GÊNEROS DO DISCURSO E DO ENSINO

GÊNEROS TEXTUAIS EM MATERIAIS DIDÁTICOS DE INGLÊS
PRÁTICAS ARTESANAIS NA ESCOLA PÚBLICA

GÊNEROS TEXTUAIS ESCOLARES:
CONSIDERAÇÕES PARA UMA REVISÃO DIDÁTICA

A GENTE ADQUIRE O VERNÁCULO E APRENDE-SE O PADRÃO
SOBRE AS CONSTRUÇÕES DE INDETERMINAÇÃO NO PB

A HETEROGENEIDADE DO CONCEITO DE VIOLÊNCIA NOS VERBETES: O
DICIONÁRIO COMO LUGAR DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS SENTIDOS?

HISTORIOGRAFIA LINGUISTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

A IDENTIDADE E A IDEOLOGIA DA IMPRENSA BRASILEIRA
UMA PROPOSTA DE ANÁLISE

O IMAGINÁRIO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA INGLESA NA
ESCOLA PÚBLICA

INFLUÊNCIA DO PORTUGUÊS SOBRE O SEGMENTO /S/ DO ESPANHOL EM
ZONAS FRONTERIÇAS

INFLUENCIA DEL PORTUGUÉS SOBRE EL SEGMENTO /S/ DEL ESPAÑOL
EN ZONAS FRONTERIZAS

OS INTELECTUAIS E A ESCOLA PÚBLICA NO BRASIL

A INTERAÇÃO NEGOCIADA ATRAVÉS DO DIÁLOGO COLABORATIVO
NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE INGLÊS INSTRUMENTAL

INTERAÇÃO VERBAL:
GÊNEROS DISCURSIVOS E OUTRAS CONSIDERAÇÕES

AS INTERAÇÕES ENTRE LINGUAGEM E CULTURA
NA CONSTITUIÇÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO

INTERFERÊNCIAS NA AQUISIÇÃO E APRENDIZADO DA LÍNGUA
ESPANHOLA

A INTERFERÊNCIA DO PORTUGUÊS NO USO DOS “PRONOMBRES PERSONALES TÓNICOSDO ESPANHOL POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS

INTERFERÊNCIAS PORTUGUESAS NO NÍVEL DAS PREPOSIÇÕES NO
ESPANHOL PRATICADO POR ALUNOS UNIVERSITÁRIOS AVANÇADOS

INTERPRETAÇÃO TEXTUAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO,
CONSIDERANDO O SUJEITO DIVIDIDO

INVESTIGANDO O DISCURSO DA LINGÜÍSTICA
SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL

O JOGO COM A TRADUÇÃO EM
THE COW WENT TO THE SWAMP, DE MILLÔR

O JOGO SEMÂNTICO-ARGUMENTATIVO NA PRODUÇÃO E
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

JORNAL ON-LINE E A PRODUÇÃO TEXTUAL

LEITURA CRÍTICA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA:
DA TEORIA À PRÁTICA

LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL DE ALUNOS QUE CHEGAM À
UNIVERSIDADE: E O PISA TINHA RAZÃO

LENDAS GAÚCHAS:
O ESTÍMULO À LEITURA POR MEIO DE ELEMENTOS
EXTRÍNSECOS AO TEXTO

LINGUA(GEM) E IDENTIDADE NO
ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS

LÍNGUAS DE FRONTEIRA
ESPAÇOS DE CIRCULAÇÃO E ESPAÇOS DISCURSIVOS

AS LÍNGUAS DE FRONTEIRA SOB A PERSPECTIVA
DO ENUNCIADOR FRONTEIRIÇO

A LINGÜÍSTICA NOS CURSOS DE LETRAS NO CONTEXTO
SUL-RIO-GRANDENSE:
UMA ANÁLISE ACERCA DA DIFUSÃO DESSE ENSINO

MULHER, NEGRA E CATADORA DE LIXO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE
GÊNERO, IDENTIDADE E EXCLUSÃO SOCIAL

MULTILINGÜISMO, VOZES PARALELAS EM ESPIRAL
LÍNGUAS INTEGRADAS OU CINDIDAS

NARRATIVAS INFANTIS E O VALOR DO LETRAMENTO ESCOLAR PARA
O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM: EXPRESSÕES TEMPORAIS

A NEGAÇÃO DO CORPO NO DISCURSO DO ESPAÇO ESCOLAR

NEUTRALIZAÇÃO DAS VOGAIS ÁTONAS /e/ E /o/
DE CLÍTICOS PRONOMINAIS NO SUL DO BRASIL

AS NOÇÕES DE ENUNCIAÇÃO E ENUNCIADO APLICADAS A UMA DISCUSSÃO SOBRE O
ENSINO DE LEITURA

“UM NOVO JEITO DE GOVERNAR”:
DERIVAS DE UM ENUNCIADO NO DISCURSO SINDICAL

OLHARES SOBRE O JECA BRASILEIRO

ORDEM DAS INTERFERÊNCIAS PORTUGUESAS NA APRENDIZAGEM DO
ESPANHO
L

O POLITICAMENTE CORRETO NOS CONTOS DE FADAS: LEITURA DE
UMA VERSÃO PARODÍSTICA À LUZ DA ANÁLISE DE DISCURSO

“POR QUE NÃO APRENDEMOS INGLÊS EM SALA DE AULA?”
DOS DIZERES DE APRENDIZES ACERCA DO PROCESSO DE
ENSINO/APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA EM
ESCOLAS REGULARES

“PORTUNHOL SELBAJE” FIXAÇÃO OU VAZÃO DE SENTIDOS:
UM ESTUDO DE CASO

PRA QUE/POR QUE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA?

PRÁTICAS DE ENSINO DE PORTUGUÊS PARA O VESTIBULAR DA FURG

PRÁTICAS DISCURSIVAS ENTRE HOMOSSEXUAIS MASCULINOS EM
SITUAÇÃO DE TRABALHO: SALÃO DE BELEZA

PROBLEMATIZAÇÃO E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA

O PROCESSO DE DISCIPLINARIZAÇÃO NA LINGÜÍSTICA

OS PROCESSOS DE SÂNDI EXTERNO
ESTRATÉGIAS EMPREGADAS PELAS CRIANÇAS

PRODUÇÃO ESCRITA E INTERLÍNGUA: INTERFERÊNCIAS NO USO DOS
PRONOMES PESSOAIS ÁTONOS DO ESPANHOL COMO LÍNGUA
ESTRANGEIRA (E/LE)

A PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO
UMA ANÁLISE ARGUMENTATIVA

PROFESSORAS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM GRUPO DE DISCUSSÃO
ANÁLISE DIALÓGICA DO FAZER DOCENTE

PROPOSTA DE ANÁLISE DO DICIONÁRIO:
UMA REFLEXÃO SOBRE A CONSTITUIÇÃO
ÉTNICO-SOCIAL DO GAÚCHO

UMA PROPOSTA DE CORREÇÃO DE TEXTOS ESCOLARES
A BUSCA PELA CONSCIÊNCIA

PROPOSTAS “SÓLIDAS”, EXPECTATIVAS “LÍQUIDAS”
O QUE PROCURAM OS APRENDIZES-LEITORES
DE CURSOS DE LEITURA EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

A QUESTÃO DA AUTORIA NA ESCRITA VIRTUAL

UMA QUESTÃO DE PELE

A QUESTÃO DO GÊNERO NA AQUISIÇÃO SEMÂNTICA
UMA ABORDAGEM VIA TEORIA DA OTIMIDADE CONEXIONISTA

QUESTÕES DE LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO POPULAR

REDESCOBRINDO O PRAZER DO TEXTO:
RELATO DE UMA EXPERIËNCIA

A REINSTITUCIONALIZAÇÃO DO PAPEL DO PROFESSOR:
UM PROFISSIONAL CORPORIFICADO

REFERENCIALIDADE E POESIA NA OBRA DE FRANZ KAFKA

A RELAÇÃO LETRAMENTO E GÊNEROS TEXTUAIS NA
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

A RELAÇÃO ENTRE REVISÃO TEXTUAL E COMPETÊNCIA DE ESCRITA

REPRESENTAÇÕES DAS FEMINILIDADES E DAS MASCULINIDADES
NOS CARTUNS DE CLÁUDIA

DE SAUSSURE A BECHARA: EM BUSCA DE REGRAS E DEFINIÇÕES

A SUBJETIVIDADE DO INTERNAUTA: OS ENUNCIADOS DO MSN MESSENGER

TIPO TEXTUAL E GÊNEROS DISCURSIVOS:
O DIÁLOGO ENTRE A PROPOSTA DO
PROFESSOR E A PRODUÇÃO DO ALUNO

O TRABALHO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS
NORMAS E RENORMALIZAÇÕES

A TRANSFERÊNCIA GRAFO-FÔNICO-FONOLÓGICA L2-L3
UM ESTUDO CONEXIONISTA

A UNIVOCIDADE DOS HISPÂNICOS SOBRE A LÍNGUA DO FALANTE
ESTRANGEIRO

A VARIAÇÃO DAS PREPOSIÇÕES EM VERBOS DE MOVIMENTO
UMA ABORDAGEM FUNCIONALISTA

VARIAÇÃO NO USO DO PRESENTE DO MODO SUBJUNTIVO
UM ESTUDO DIACRÔNICO

VELHICE E INFÂNCIA
UNINDO AS MEMÓRIAS PELA LITERATURA INFANTIL

A VOZ DO NARRADOR NOS RELATOS DE
LETRAMENTO E DE ALFABETIZAÇÃO

VOZES DISCENTES E A APRENDIZAGEM DE E/LE