TEORIAS LINGÜÍSTICAS E ENSINO
POSSIBILIDADES E LIMITES
TÍTULOS
A ANÁLISE DO DISCURSO COMO UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO
UMA LEITURA DO CBCAPONTAMENTOS SOBRE HISTÓRIA DAS IDÉIAS
DEFINIÇÃO E RELAÇÕES COM O ENSINOAQUISIÇÃO DE ONSET COMPLEXO
PONTO DE ARTICULAÇÃO E FREQÜÊNCIA LEXICALAQUISIÇÃO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA E
MODELO HOLÍSTICOA AQUISIÇÃO DO ACENTO PRIMÁRIO EM INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
A ARTE COMO ILUSIONISMO EM ANA C. E LEONILSON
O ARTIGO DE OPINIÃO VISTO SOB A PERSPECTIVA DIALÓGICA
BAKHTINIANA DA LINGUAGEMASSIMILAÇÃO CONSONANTAL NA AQUISIÇÃO DO PB
IMPLICAÇÕES DA VOGAL INTERVENIENTEAS ATIVIDADES DE LEITURA DE TIRINHAS
DA MAFALDA NA COLEÇÃO ¡ARRIBA!A AUTORIA E A FUNÇÃO-AUTOR:
DE FOUCAULT À ANÁLISE DO DISCURSOAWARENESS PRAGMÁTICO:
O CASO DE CHINESES FALANTES DE PORTUGUÊS COMO L2DO BILÍNGÜÍSMO AO MONOLÍNGÜÍSMO
O CAMPO DOS ESTUDOS DA LINGUAGEM E O ENSINO
CASOS DE SUPERGENERALIZAÇÃO NOS DADOS DE ESCRITA
DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTALCOMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS DIDÁTICO-METODOLÓGICAS
O ENSINO DE ESPANHOL NA EDUCAÇÃO ESPECIALCOMPREENDER A VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA EM PORTUGUÊS
A PARTIR DO ESTUDO DO FRANCÊSALGUNS CONCEITOS-CHAVE DE BAKHTIN E O ARTIGO DE OPINIÃO
A CONCEPÇÃO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PRESENTE NOS DIÁLOGOS DIDÁTICOS
CONCEPÇÕES DE TEXTO E SUAS IMPLICAÇÕES METODOLÓGICAS
UM PERCURSO EXPLORATÓRIODO CONHECIMENTO DE PORTUGUÊS À SISTEMATIZAÇÃO DO
CONHECIMENTO SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESACONHECIMENTO MORFOLÓGICO E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM:
O QUE A CRIANÇA NOS ENSINA?A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DOS/DAS ALUNOS/ALUNAS DA UNIPAMPA
A CONSTRUÇÃO DA POSIÇÃO-SUJEITO NA GRAMÁTICA
UM INSTRUMENTO DE DETERMINAÇÃO DO SABER E DO ENSINODEBATES ON-LINE: UM NOVO ESPAÇO DISCURSIVO INSTAURADO NA WEB
OS DÊITICOS E SEU PAPEL SOCIAL NA ENUNCIAÇÃO DA
SUBJETIVIDADEDIFICULDADES DE LINGUAGEM NAS SÉRIES INICIAIS:
CRENÇAS E DESAFIOSO DISCURSO CIENTÍFICO NAS PESQUISAS EM
LINGÜISTICA APLICADA DO BRASILEDUCAÇÃO INCLUSVA:
LINGUAGEM E INTERAÇÃO EM CLASSE DE ALUNOS CEGOSENSINO DE LEITURA E TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE LETRAMENTO DE
PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESAO ENSINO DO DISCURSO CITADO COMO RECURSO ARGUMENTATIVO
ENSINO DE LATIM: JUSTIFICATIVAS E ABORDAGENS
O ENSINO DE PORTUGUÊS NO BRASIL VIA ANCHIETA
O ENSINO DO ARTIGO DE OPINIÃO COMO UM GÊNERO TEXTUAL
ENTRE A INDETERMINAÇÃO E A DETERMINAÇÃO
O DISCURSIVO NA MATERIALIDADE LINGÜÍSTICAENTRE O DIZER E O NÃO-DIZER: A CHARGE POLÍTICA
A ESCOLA ENQUANTO PROMOTORA DA REDUÇÃO
DA LINGUAGEM E DA PERDA DO PODERA ESCRITA MATEMÁTICA COMO UMA LINGUAGEM NA
CONSTRUÇÃO DE ALGUNS CONCEITOS GEOMÉTRICOSOS ESPAÇOS MASCULINO E FEMININO NO DISCURSO PUBLICITÁRIO
ESPANHOL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
EM UMA REGIÃO DE FRONTEIRA BRASIL-URUGUAIUM ESTUDO DA CONCORDÂNCIA NOMINAL EM PANAMBI
OS ESTUDOS E AS VOZES DE JEAN TARDIEU
ESTUDO DE PRONOMESO ETHOS NA PUBLICIDADE PARA MULHERES:
UMA REVISÃO DA ANÁLISE DE MAINGUENEAUFATORES DE PRODUÇÃO EM INTERLÍNGUAS
DE APRENDIZADO DE E.L.E.FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CONECTORES INTERFRÁSTICOS
NOVAS PERSPECTIVASA FRUSTRAÇÃO DA LINGUAGEM NA POESIA DE ANA CRISTINA CESAR
O FUNCIONAMENTO DO SIGNO NO USO DA LINGUAGEM
O GÊNERO CRÔNICA NA DIMENSÃO JORNALÍSTICA: UMA
COMPARAÇÃO ENTRE A VISÃO DE BAKHTIN E DE FAIRCLOUGHGÊNEROS DO DISCURSO E DO ENSINO
GÊNEROS TEXTUAIS EM MATERIAIS DIDÁTICOS DE INGLÊS
PRÁTICAS ARTESANAIS NA ESCOLA PÚBLICAGÊNEROS TEXTUAIS ESCOLARES:
CONSIDERAÇÕES PARA UMA REVISÃO DIDÁTICAA GENTE ADQUIRE O VERNÁCULO E APRENDE-SE O PADRÃO
SOBRE AS CONSTRUÇÕES DE INDETERMINAÇÃO NO PBHISTORIOGRAFIA LINGUISTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
A IDENTIDADE E A IDEOLOGIA DA IMPRENSA BRASILEIRA
UMA PROPOSTA DE ANÁLISEO IMAGINÁRIO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA INGLESA NA
ESCOLA PÚBLICAINFLUÊNCIA DO PORTUGUÊS SOBRE O SEGMENTO /S/ DO ESPANHOL EM
ZONAS FRONTERIÇASINFLUENCIA DEL PORTUGUÉS SOBRE EL SEGMENTO /S/ DEL ESPAÑOL
EN ZONAS FRONTERIZASOS INTELECTUAIS E A ESCOLA PÚBLICA NO BRASIL
A INTERAÇÃO NEGOCIADA ATRAVÉS DO DIÁLOGO COLABORATIVO
NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE INGLÊS INSTRUMENTALINTERAÇÃO VERBAL:
GÊNEROS DISCURSIVOS E OUTRAS CONSIDERAÇÕESAS INTERAÇÕES ENTRE LINGUAGEM E CULTURA
NA CONSTITUIÇÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNEROINTERFERÊNCIAS NA AQUISIÇÃO E APRENDIZADO DA LÍNGUA
ESPANHOLAINTERPRETAÇÃO TEXTUAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO,
CONSIDERANDO O SUJEITO DIVIDIDOINVESTIGANDO O DISCURSO DA LINGÜÍSTICA
SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASILO JOGO COM A TRADUÇÃO EM
THE COW WENT TO THE SWAMP, DE MILLÔRO JOGO SEMÂNTICO-ARGUMENTATIVO NA PRODUÇÃO E
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOSJORNAL ON-LINE E A PRODUÇÃO TEXTUAL
LEITURA CRÍTICA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA:
DA TEORIA À PRÁTICALEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL DE ALUNOS QUE CHEGAM À
UNIVERSIDADE: E O PISA TINHA RAZÃOLENDAS GAÚCHAS:
O ESTÍMULO À LEITURA POR MEIO DE ELEMENTOS
EXTRÍNSECOS AO TEXTOLINGUA(GEM) E IDENTIDADE NO
ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUASLÍNGUAS DE FRONTEIRA
ESPAÇOS DE CIRCULAÇÃO E ESPAÇOS DISCURSIVOSAS LÍNGUAS DE FRONTEIRA SOB A PERSPECTIVA
DO ENUNCIADOR FRONTEIRIÇOMULHER, NEGRA E CATADORA DE LIXO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE
GÊNERO, IDENTIDADE E EXCLUSÃO SOCIALMULTILINGÜISMO, VOZES PARALELAS EM ESPIRAL
LÍNGUAS INTEGRADAS OU CINDIDASA NEGAÇÃO DO CORPO NO DISCURSO DO ESPAÇO ESCOLAR
NEUTRALIZAÇÃO DAS VOGAIS ÁTONAS /e/ E /o/
DE CLÍTICOS PRONOMINAIS NO SUL DO BRASILAS NOÇÕES DE ENUNCIAÇÃO E ENUNCIADO APLICADAS A UMA DISCUSSÃO SOBRE O
ENSINO DE LEITURA“UM NOVO JEITO DE GOVERNAR”:
DERIVAS DE UM ENUNCIADO NO DISCURSO SINDICALOLHARES SOBRE O JECA BRASILEIRO
ORDEM DAS INTERFERÊNCIAS PORTUGUESAS NA APRENDIZAGEM DO
ESPANHOL“PORTUNHOL SELBAJE” FIXAÇÃO OU VAZÃO DE SENTIDOS:
UM ESTUDO DE CASOPRA QUE/POR QUE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA?
PRÁTICAS DE ENSINO DE PORTUGUÊS PARA O VESTIBULAR DA FURG
PRÁTICAS DISCURSIVAS ENTRE HOMOSSEXUAIS MASCULINOS EM
SITUAÇÃO DE TRABALHO: SALÃO DE BELEZAPROBLEMATIZAÇÃO E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
O PROCESSO DE DISCIPLINARIZAÇÃO NA LINGÜÍSTICA
OS PROCESSOS DE SÂNDI EXTERNO
ESTRATÉGIAS EMPREGADAS PELAS CRIANÇASA PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO
UMA ANÁLISE ARGUMENTATIVAPROFESSORAS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM GRUPO DE DISCUSSÃO
ANÁLISE DIALÓGICA DO FAZER DOCENTEPROPOSTA DE ANÁLISE DO DICIONÁRIO:
UMA REFLEXÃO SOBRE A CONSTITUIÇÃO
ÉTNICO-SOCIAL DO GAÚCHOUMA PROPOSTA DE CORREÇÃO DE TEXTOS ESCOLARES
A BUSCA PELA CONSCIÊNCIAA QUESTÃO DA AUTORIA NA ESCRITA VIRTUAL
A QUESTÃO DO GÊNERO NA AQUISIÇÃO SEMÂNTICA
UMA ABORDAGEM VIA TEORIA DA OTIMIDADE CONEXIONISTAQUESTÕES DE LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO POPULAR
REDESCOBRINDO O PRAZER DO TEXTO:
RELATO DE UMA EXPERIËNCIAA REINSTITUCIONALIZAÇÃO DO PAPEL DO PROFESSOR:
UM PROFISSIONAL CORPORIFICADOREFERENCIALIDADE E POESIA NA OBRA DE FRANZ KAFKA
A RELAÇÃO LETRAMENTO E GÊNEROS TEXTUAIS NA
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSA RELAÇÃO ENTRE REVISÃO TEXTUAL E COMPETÊNCIA DE ESCRITA
REPRESENTAÇÕES DAS FEMINILIDADES E DAS MASCULINIDADES
NOS CARTUNS DE CLÁUDIADE SAUSSURE A BECHARA: EM BUSCA DE REGRAS E DEFINIÇÕES
A SUBJETIVIDADE DO INTERNAUTA: OS ENUNCIADOS DO MSN MESSENGER
TIPO TEXTUAL E GÊNEROS DISCURSIVOS:
O DIÁLOGO ENTRE A PROPOSTA DO
PROFESSOR E A PRODUÇÃO DO ALUNOO TRABALHO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS
NORMAS E RENORMALIZAÇÕESA TRANSFERÊNCIA GRAFO-FÔNICO-FONOLÓGICA L2-L3
UM ESTUDO CONEXIONISTAA UNIVOCIDADE DOS HISPÂNICOS SOBRE A LÍNGUA DO FALANTE
ESTRANGEIROA VARIAÇÃO DAS PREPOSIÇÕES EM VERBOS DE MOVIMENTO
UMA ABORDAGEM FUNCIONALISTAVARIAÇÃO NO USO DO PRESENTE DO MODO SUBJUNTIVO
UM ESTUDO DIACRÔNICOVELHICE E INFÂNCIA
UNINDO AS MEMÓRIAS PELA LITERATURA INFANTILA VOZ DO NARRADOR NOS RELATOS DE
LETRAMENTO E DE ALFABETIZAÇÃOVOZES DISCENTES E A APRENDIZAGEM DE E/LE