GT Gêneros textuais jornalísticos em suportes diversos:
análise e ensino

 

Sessão I
Dia 29/10 -14h30 às 16h

Trabalho Autoria
Letramento e formação do professor de língua materna: reflexões sobre os usos sociais da escrita Mary Rizzatti (UFSC)
Letrar para alfabetizar: a contribuição do letramento familiar e escolar para o "sucesso" da alfabetização Luiza da Silva Costa (UFRGS)
Divisão de grupos por nível de habilidades: diferentes níveis de alfabetização, diferentes oportunidades de letramento Carmen Angela Lazarotto (UFRGS)
Repetência em português nos anos iniciais: a compluexidade das aprendizagens escolares Eli Fabris, Fernanda Ziegler (UNISINOS)

 

Sessão II
Dia 29/10-16h30 às 18h

Trabalho Autoria
Quem lê tanta notícia? uma busca pelos sentidos da leitura de jornais na Folha de São Paulo Cristina Charão Marques (UFRGS)
"Repórter mirim na era do rádio": o papel da escola na interação e aplicação dos gêneros orais Thaís Hoffmann dos Reis (UNISINOS)
A produção textual a partir do gênero HQs Lenaide Innocente (UNISUL)
A noção de gênero em Bakhtin: análise da produção textual de alunos de Português como segunda língua Simone Soares, Graziela Andrighetti, Simone Carvalho, Simone Kunrath (UFRGS)

 

Sessão III
Dia 30/10 -14h30 às 16h

Trabalho Autoria
Novas práticas de leitura, escrita e oralidade: a criança e a internet Evelyse Itaqui (UFRGS)
Visão não formalista do ensino da escrita: uma experiência real Letícia Santos (UFRGS)
Em busca da autonomia na sala de aula de Língua Portuguesa Marilia de Melo Costa (UNESP)
O jogo digital nos processos de ensino aprendizagem de Língua Portuguesa: um estudo através das seqüências narrativas Vanessa Damasceno (UNISINOS)

 

Sessão IV
Dia 30/10 -16h30 às 18h

Trabalho Autoria
A narrativa infantil e o ensino da pontuação

Pascoalina Saleh (UEPG)

Reflexões sobre o agir docente: o trabalho representado através da autoconfrontação Rafaela Drey (UNISINOS)
O ensino de língua e literatura no Curso Normal de nível médio Marinês Kunz, Simone Schneider, Rosemeri Martins (FEEVALE)

 

Voltar