GT Plurilingüismo e contato lingüístico

 

Sessão I
Dia 29/10 -14h30 às 16h

Trabalho Autoria
Biletramento: Quando e como desenvolvê-lo? Reflexões sobre biletramento em currículos bilíngües de prestígio Vanessa Viega Prado (UFRGS)
“Minha língua entre a vida e a morte”, ou: o complexo jogo de relações entre monolingualização e bilingüismo Marley Pertile e Cléo V. Altenhofen (UFRGS)
O Talian em Cascavel Alessandra Regina Ribeiro Honório (UNIOESTE)
O mito da pureza lingüística confrontado pelo conceito de code-switching Isabella Mozzillo (UFPEL)
Multilingüismo, vozes paralelas em espiral: línguas integradas ou cindidas ou, mais do que isto, línguas traduzidas? Lúcia Valquíria Souza Grigoletti (UCPEL)

 

Sessão II
Dia 29/10-16h30 às 18h

Trabalho Autoria
O Português dos “holandeses” de Carambeí: identidade e R-forte Letícia Fraga (UEPG/UNICAMP)
Efeitos do contato português-espanhol no contínuo lingüístico brasileiro-uruguaio Jorge Espiga (UCPEL/CEFET-RS)
Influência do português sobre o segmento /s/ do espanhol em zonas fronteiriças Luciana Rodrigues Alves Ribeiro (FURG/UFPEL) e Jorge Walter Rocha Espiga (UCPEL/CEFET-RS)
O espanhol da região do rio da Prata. Contato lingüístico com o português do Brasil Marcelo Pastafiglia ( UNESC)

 

Sessão III
Dia 30/10 -14h30 às 16h

Trabalho Autoria
A gestão das línguas em um contexto multilíngüe: confronto entre língua oficial, língua de imigração e língua estrangeira Krause-Lemke (UNICENTRO/PG-FEUSP)
Graus de dialetalidade do Hunsrückisch em contato com o português Cléo V. Altenhofen e Martina Meyer (UFRGS)
A legitimação do léxico do Hunsrückisch: reflexões e propostas lexicográficas para a criação de um dicionário bilíngüe Hunsrückisch-Português Fábio Anschau (UFRGS)
Educação Bilíngüe em contextos multilíngües Karen Pupp Spinassé (UFRGS)

 

Sessão IV
Dia 30/10 -16h30 às 18h

Trabalho Autoria
Atitudes e concepções lingüísticas: sua influência na
manutenção do Hunsrückisch e na aprendizagem
Maria Nilse Schneider (UFRGS)
Línguas em contato/conflito: em foco uma escola rural em zona de imigração alemã no Sul do Brasil Maristela Pereira Fritzen (FURB)
A variação na escrita de crianças em processo de alfabetização decorrente do bilingüismo-Português/Hunsrück Rosemari Lorenz Martins (PUCRS/Feevale) e Regina Ritter Lamprecht (PUCRS)
O trilingüismo no Colégio Fritz Kliewer de Witmarsum (Paraná) Elvine Siemens Dück (UFRGS)
Formação de professores em contextos plurilíngües: a (des)estabilização das fronteiras Ângela Derlise Stübe Netto (UNICAMP)

 

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