GT A linguagem na escola:
contextos, desafios e perspectivas em Lingüística e Educação

 

Sessão I
Dia 29/10 -14h30 às 16h

Trabalho Autoria
A hipossegmentação da escrita e os processos de sândi Ana Paula Nobre da Cunha e Ana Ruth Moresco Miranda (UFPel)
Flutuações nos registros escritos do fonema /a/ em contexto de nasalização em pré-escolares Larissa Cristina Berti, Lourenço Chacon eAlessandra Pagliuso (UNESP)
Atividades em consciência fonológica na metodologia de alfabetização: importante ferramenta no desenvolvimento da consciência fonológica e a evolução da escrita Ana Paula Rigatti Scherer (PUCRS)
Pesquisa em lingüística aplicada no Brasil: um lugar do fazer pedagógico Hilario I. Bohn (UCPel/FURB)
O texto em sala de aula: a voz dos professores de língua materna Henriette Luise Steuck e Otilia Lizete Martins de Oliveira Heinig (FURB)

 

Sessão II
Dia 29/10-16h30 às 18h

Trabalho Autoria
A aprendizagem de inglês em sala de aula de língua estrangeira em escola pública no Brasil Elisabete Andrade Longaray (UFRGS)
Co-construção da Narrativa em uma Sala de Aula Bilíngüe Cristiane Ely Lemke (UNISINOS)
O uso de mecanismos de coesão referencial na produção escrita de alunos de 5ª série Arlete Amaral Corrêa (UFPel)
O erro ortográfico nas redações de vestibular Daiani de Jesus Garcia Ana Ruth Moresco Miranda (UFPel)
Programa de extensão Sentidos para atividades de leitura e escrita na escola: uma comunicação entre universidade e comunidades Jeice Campregher e Osmar de Souza (FURB)

 

Sessão III
Dia 30/10 -14h30 às 16h
Com interpretação em LIBRAS

Trabalho Autoria
Construções lingüísticas, identitárias e culturais na aprendizagem da LIBRAS: implicações para o ensino e formação de professores Audrei Gesser (UENP/Faficop)
O papel da Libras e da Língua Portuguesa nos contextos de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa escrita para surdos Gisele Farias Muck e Cátia de Azevedo Fronza (UNISINOS)
Me digam em que sou diferente de vocês?: sentidos de uma escola inclusiva para pessoas com deficiência em um Programa da EJA Jamile Delagnelo Fagundes da Silva (FURB)
Escrita criativa, leitura e explicitação gramatical em sala de aula de EJA – eixos convergentes para a aquisição da escrita com aprendentes adultos Cristiane dos Santos Azevedo e Ana Ruth Moresco Miranda (UFPEL)
Desenvolvimento da narrativa em jovens com síndrome de Down Gilsenira de Alcino Rangel (UFPel)
Andaimento coletivo no ensino de Língua Portuguesa para Surdos Vanessa de Oliveira Dagostim Pires (UNISINOS)

 

Sessão IV
Dia 30/10 -16h30 às 18h

Trabalho Autoria
As vogais do português brasileiro: ortografia e fonologia
na escrita infantil
Carolina Reis Monteiro e Ana Ruth Miranda (UFPel)
Consciência fonológica e alfabetização: um olhar para a não-biunivocidade entre a codificação e descodificação dos grafemas “e” e “o” Lucimar Ferreira da Silva Oliveira (UNISUL)
Os sentidos de alfabetização para os professores alfabetizadores Jociane Stolf e Otilia Lizete Martins de Oliveira Heinig (FURB)
O processo de aquisição/aprendizagem dos ditongos orais mediais em textos infantis Marco Antônio Adamoli e Ana Ruth Moresco Miranda (UFPel)
Textos de alunos do ensino médio: um olhar acerca do discurso sobre o panorama político Rafaela Lorena Vieira Otte (FURB)
Um estudo sobre o conhecimento morfológico de um grupo de alunos de 5ª série Taiçara Farias Canez Duarte e Ana Ruth Moresco Miranda (UFPel)

 

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