GT Língua, sujeito e história

 

Sessão I
Dia 29/10 -14h30 às 16h

Trabalho Autoria
Hesitação e subjetividade Julyana Chaves Nascimento (IBILCE/UNESP)
As práticas discursivas em empreendimentos autogestionários constituídos a partir de massa falida: um estudo na perspectiva da Análise do Discurso Darlene Arlete Webler (UFRGS)
Memória e projetos políticos nos conselhos gestores municipais: História, Texto e Contexto Gustavo Biasoli Alves (UNIOESTE)
A Flor da Palavra Maurício Beck (UFSM)
Monumentalização da política, diluição do político: um exemplo Rejane Maria Arce Vargas (UFSM)

 

Sessão II
Dia 29/10-16h30 às 18h

Trabalho Autoria
O professor de português em situação de avaliação: uma análise discursiva do sujeito e seus movimentos Leticia Santos (PPGLET-UFRGS)
O livro didático no processo de constituição do ensino de língua portuguesa Graziela Lucci de Ângelo (UFSM)
Uma abordagem discursiva do prefácio do livro didático Português: a constituição de um sujeito-autor Joceli Cargnelutti (UFSM)
A identidade do professor de língua inglesa: Uma história construída por conflitos Maria Cristina Keller Frutuoso (UNESC- Grupo Identitare)
Dissoi Logoi: Análise, interpretação e valoração para a História das Idéias Lingüísticas. Joseane Prezotto (UFPR)
O lugar e o funcionamento do título em hil Juciele Pereira Dias (UFSM)

 

Sessão III
Dia 30/10 -14h30 às 16h

Trabalho Autoria
A imagem de um presidente da República sobredeterminada pela História Vanessa Diânifer Lopes Paula (UFSM))
As condições de produção e o discurso na mídia: a construção
de um percurso de análise
Caciane Souza de Medeiros (UFSM)
WA designação nas línguas de fronteira da língua do outro Isaphi Alvarez (UFSM)
A língua: o “diferente” no interior do mesmo na gramática Marcia Ione Surdi (UFSM/UNOCHAPECÓ)
Projeto “Braguay” e uma proposta de re-significação da fronteira: do limite à integração Sara dos Santos Mota (UFSM)

 

Sessão IV
Dia 30/10 -16h30 às 18h

Trabalho Autoria
A distinção entre etimologia e semântica por Marco Terêncio Varrão Giovanna Mazzaro Valenza (UFPR)
Sujeito centrado e sujeito cindido: preferido e preterido nos
métodos de ensino de línguas estrangeiras
Giovani Forgiarini Aiub (PPGLet/UFRGS)
Do sujeito entre línguas: conjecturas a propósito de um entre-lugar Marluza Terezinha da Rosa (Laboratório Corpus, UFSM)
A constituição e o papel do sujeito na publicidade: chá de hortelã – royal blend Karen Denise Cunha e Verli Petri (UFSM)
Posição-sujeito: dispersão e unidade Scheila Patrícia de Borba Curry

 

Voltar