GT Gêneros do discurso, autoria e ensino

 

Sessão I
Dia 29/10 -14h30 às 16h

Trabalho Autoria
Grafite e pichação como gêneros discursivos: um olhar dialógico nos enunciados urbanos Alícia Endres Soares
Aprendendo com humor: o gênero humor e o subgênero humor negro Helena Maria Gramiscelli Magalhães
Produção textual e escolha do gênero textual: a publicação no meio digital como algo muito além da unidade temática e da “fórmula dissertativa” Lia Schulz
Os gêneros do discurso na modalidade de educação a distância: a disciplina Produção de Texto Victor César da Silva Nunes
“Estamos en japonés!”: formas de relacionamento de aprendizes – leitores de PLE com textos acadêmicos Virginia Orlando

 

Sessão II
Dia 29/10-16h30 às 18h

Trabalho Autoria
Ensino Médio ou Médio Ensino? Ana Kelly Borba da Silva
O lugar dos gêneros do discurso em dois livros destinados ao ensino de língua portuguesa no ensino médio – uma análise comparativa Ana Paula Kuczmynda da Silveira
OConcepções de leitura e gêneros do discurso: implicações teóricas e didáticas e a formação do leitor Andréia Regina Sarmento
Os gêneros do discurso na Proposta Curricular do município de Criciúma (SC) Carlos Arcângelo Schlickmann
Gêneros e autoria: relação, possibilidades e perspectivas de ensino Maria Marta Furlanetto

 

Sessão III
Dia 30/10 -14h30 às 16h

Trabalho Autoria
O processo de autoria de aulas de língua portuguesa: uma reação-resposta às ações de formação continuada de professores Maria Izabel de Bortoli Hentz
A escrita como instância de subjetivação do aluno Maria de Lourdes Fernandes Cauduro
Gênero charge no contexto escolar: estratégia para o ensino da língua portuguesa Cristiane Gonçalves Dagostim
A construção da autoria no gênero do discurso artigo assinado Rosângela Hammes Rodrigues
“O que é que eu escrevo?” Uma investigação sobre a produção escrita argumentativa em sala de aula Silvana Schork

 

Sessão IV
Dia 30/10 -16h30 às 18h

Trabalho Autoria
A transposição de gêneros discursivos para o suporte Livro Didático Mirian Schröder
O papel dos interlocutores e a definição de temas no gênero reunião de disciplina em uma escola de educação básica Nara Caetano Rodrigues
O conhecimento dos gêneros do discurso na esfera escolar Nelita Bortolotto
Leitura e produção de textos: gêneros textuais e interdisciplinaridade Normelio Zanotto; Tânia Maris de Azevedo
Produção de textos acadêmicos sobre as práticas pedagógicas na licenciatura Regina Maria Varini Mutti

 

Voltar