GT Estudos Cognitivos da Linguagem: Leitura e Aprendizado de Línguas

 

Sessão I
Dia 29/10 -14h30 às 16h

Trabalho Autoria
Compreensão em leitura: preparação e escolha de materiais Adriane Marchese Chiodi; Onici Claro Flôres (UNISC)
A compreensão em leitura em crianças com
transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
Ângela Inês Klein (PUCRS)
Os aspectos cognitivos na leitura de histórias em quadrinhos em L2 Karin Claudia Nin Brauer; Márcia Just do Nascimento; Suzana de Fátima Fardin Bertó e Verlaine de Carvalho (UNISC )
Translendo língua, literatura e cultura Cyana Leahy-Dios (UFFl)
Aprender a ler no séc. XXI: com a palavra as neurociências Sonia Regina Victorino Fachini (PUCSP)

 

Sessão II
Dia 29/10-16h30 às 18h

Trabalho Autoria
A compreensão leitora em diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade Rosângela Gabriel, Jorge Alberto Molina, Lilian C. Scherer e Onici Claro Flôres (UNISC)
Atividades de compreensão leitora em língua inglesa Adriana Rossa e Mariane Rieger (UNISC )
A interação entre as instruções implícita-explícita de atos de fala em inglês por aprendizes brasileiros Márcia Hyppolito Macedo dos Santos (UCPel)
Reflexões sobre materiais didáticos e prática docente no
ensino de leitura em inglês no Ensino Médio
Verlaine de Carvalho; Lilian C. Scherer (UNISCl)
Elaboração e validação de um instrumento de avaliação do nível de consciência lingüística Valéria Pinheiro Raymundo (PUCRS)

 

Sessão III
Dia 30/10 -14h30 às 16h

Trabalho Autoria
Relação entre as habilidades de consciência fonológica e o nível de compreensão leitora em alunos da quinta e sexta séries do ensino fundamental Gracielle Tamiosso Nazari; Clarice Lehnen Wolff (PUCRS )
Concepções de leitura inerentes à Prova Brasil Maristela Juchum; Rosângela Gabriel (UNISC)
Leitura de livro eletrônico Vera Wannmacher Pereira (PUCRS/FALE);
Gilberto Keller de Andrade (PUCRS/FALIN);
Aline Job da Silva (PUCRSl)
O ensino de expressões idiomáticas sob a perspectiva da lingüística cognitiva Luciane C. Ferreira (PRODOC/CAPES-UFC); Débora Abreu (UNISINOS)
Bilingüismo e Letramento: análise da interação entre duas línguas Sheila Corrêa Soares; Onici Claro Flôres (UNISC)

 

Sessão IV
Dia 30/10 -16h30 às 18h

Trabalho Autoria
Construções gramaticais e gerenciamento discursivo: o caso das não-finitas participiais Maraísa Magalhães Arsênio (Universidade de Lisboa)
The cognitive process in writing Rui Manuel Cruse;
Isabella de Bem (UNISINOS/ULBRA)
Uma proposta de estratégia de resumo com base na Teoria dos Blocos Semânticos Sandra Maria Leal Alves (PUCRS)
A pobreza de estímulos explicada através da Teoria Inatista e do Paradigma Conexionista: há mesmo tão poucos estímulos? Carlos Rossa e Gabriela Berto (PUCRS)

 

Voltar