GT Ensino e Aprendizagem de L2:
o foco na forma e o ensino da gramática

 

Sessão I
Dia 29/10 -14h30 às 16h

Trabalho Autoria
A habilidade oral em L2: uma experiência com tarefas Gisele L. Cardoso, Mailce Borges Mota, Gicele V. Vieira Prebianca, Cecilia A. Willi de Souza (UFSC)
O papel da saliência de elementos de gênero e de aspectos gramaticais nas etapas de pré e pós-tarefa no Ensino de Línguas por Tarefas através de um projeto com críticas de filmes Maurício Seibel Luce e Ingrid Finger (UFRGS)
O papel da instrução – explícita e implícita – no ensino/ aprendizagem de locuções verbais em inglês Daniela Nascimento e Ingrid Finger (UFRGS)
Ensino e aprendizagem de L2: o foco na forma e o ensino da gramática Daniela Norci Schroeder (UFRGS)

 

Sessão II
Dia 29/10-16h30 às 18h

Trabalho Autoria
Foco na forma na aquisição de espanhol por falantes
brasileiros
Terumi Koto Bonnet Villalba (UFPR)
Potencial pedagógico da “Gramática cognitiva” nas aulas de
língua estrangeira
María Alejandra Oliveira (UNILASALLE)
“Digan lo que digan” no famoso “Por qué no te callas?, o problema reside na forma de tratamento Lídia Beatriz Selmo Foti
A gramática no ensino de língua espanhola: um estudo reflexivo na sua aplicação Mª Pía Mendoza-Sassi; Janaina Soria; Manuella Carvalho (UFPel)

 

Sessão III
Dia 30/10 -14h30 às 16h

Trabalho Autoria
Professores de inglês em formação: ensino de língua e de gramática Luciane Sturm (UPF)
O que pensam alunos e professores de inglês sobre a instrução com foco na forma integrada e isolada Marília dos Santos Lima (UFRGS) e Nina Spada (University of Toronto)
Perspectivas de Professores e Graduandos de Letras acerca da Aprendizagem da Gramática em Sala de Aula de LE – Foco na Forma ou Foco nas formas? Ana Paula de Araujo Cunha; Élen Susana Inácio Borges (CEFET-RS)
O ensino da gramática nas aula de Língua Inglesa: crenças de alunos-professores em formação Juliana Freitag Schweikart (UNISINOS/UNEMAT)

 

Sessão IV
Dia 30/10 -16h30 às 18h

Trabalho Autoria
Aprendizes de PE como L3 ou língua adicional em contexto multilíngüe: aspectos gramaticais recorrentes na produção escrita Lucia Rottava (UERGS)
Um estudo sobre as estratégias bottom-up em livros didáticos de português para estrangeiros Cândida Martins Pinto (CEFET-SVS)
O foco na forma através de uma tarefa cooperativa Patrícia da Silva Campelo Costa e Marília dos Santos Lima (UFRGS)
O feedback corretivo e seu papel na reversão da fossilização em aprendizes adultos de L2 Alessandra Herlin de Bona (FEEVALE)

 

Voltar