GT Cognição, relevância e interface semântico-pragmática

 

Sessão I
Dia 29/10 -14h30 às 16h

Trabalho Autoria
Interpretações do poema O barro, de Paulo Leminski: uma análise com base na Teoria da Relevância das justificativas de avaliação atribuídas por docentes de Língua Portuguesa Eva Lourdes Pires (UNISUL)
O uso de mapas conceituais no processo de aprendizagem: uma questão de relevância Gilberto Keller de Andrade (PUCRS)
A relevância no processo de leitura para a produção de resumos escolares: uma questão de escolha ou um processo orientado? Marisa Helena Degasperi (PUCRS)
Influência da intervenção escrita do docente em textos dissertativo-argumentativos reescritos: análise com base na Teoria da Relevância Rosane Maria Bolzan (UNISUL e CEFET-SC)
Teoria das inferências pragmáticas do tipo implicatura: por uma potencial aplicação para o ensino do Português como L2 Silvana Souza Silveira (PUCRS)

 

Sessão II
Dia 29/10-16h30 às 18h

Trabalho Autoria
Como analisar a interface semântico/pragmática da negação múltipla? Ana Maria Tramunt Ibaños (PUCRS)
Explicitude e explicitação em tradução: uma análise da interface semântico-pragmática com base na Teoria da Relevância Fabio Alves (UFMG)
Sobre relevância e irrelevâncias: princípio de relevância e variáveis de exaustão e de saturação Fábio Jose Rauen (UNISUL)
Publicidade: uma questão de relevância Jane Rita Caetano da Silveira (PUCRS)
Relevância, falácias e Kluges. Jorge Campos da Costa (PUCRS)
Rediscutindo o conceito de competência de uma perspectiva relevantista José Luiz Vila Real Gonçalves (UFOP)

 

Sessão III
Dia 30/10 -14h30 às 16h

Trabalho Autoria
O processamento cognitivo-inferencial da informação pela
Relevância exemplificado através de um filme publicitário
Aline Aver Vanin (PUCRS)
A relevância na literatura: a construção da coerência em “O Mez da Grippe”, de Valêncio Xavier Ana Sueli Ribeiro Vandresen (FAPI)
Teoria da Relevância em Neve sobre os Cedros. Célia Maria da Silva (UNISUL)
Explicitação em tradução: uma análise à luz da Teoria da Relevância Geraldo de Carvalho (UFMG)
Humor em quadrinhos: hibridização de elementos imagéticos e verbais metafóricos Arlene Koglin e Sila Marisa de Oliveira (UFSC)

 

Sessão IV
Dia 30/10 -16h30 às 18h

Trabalho Autoria
A interface semântico-pragmática na interpretação dos numerais: um estudo empírico Carine Haupt e Leandra Cristina de Oliveira (UFSC)
Processos inferenciais em semânticas cognitivas: autonomia parcial e princípio da relevância Heloísa Pedroso de Moraes Feltes (UCS)
Inferências: a força persuasiva dos retratos, reforços e
formação de comportamentos sociais
Reginaldo Nascimento Neto (UNIOESTE)
Pragmática do conflito e historiografia da lingüística Rodrigo Borges de Faveri (UFPR)

 

Sessão Extra
Horário e local a serem definidos

 

Trabalho Autoria
Implícitos na literatura infantil: uma análise sob o prisma da relevância Rita de Cássia Oliveira (PUCRS)
Relatos orais de crianças de três e quatro anos produzidos a partir da ordenação de gravuras de uma história em quadrinhos sem balões de fala: análise com base na Teoria da Relevância Alba da Rosa Vieira (UNISUL)
Reescrita de produção textual por alunos da disciplina de Leitura e Produção Textual nas modalidades presencial e virtual: estudo comparativo com base na Teoria da Relevância Eloíse Machado de Souza Alano (UNISUL)
Mensagens de erros em sistemas e aplicativos computacionais: análise com base na teoria da Relevância Neli Miglioli Sabadin (UNISUL)
Análise de processos interacionais no Espaço Virtual de Aprendizagem da UNISUL: estudo de caso com a oferta 2008/1 da disciplina Sociologia a partir da Teoria da Relevância Layla Antunes de Oliveira (UNISUL)


Voltar