GT Cognição, bilingüismo e aprendizagem de L2

 

Sessão I
Dia 29/10 -14h30 às 16h

Trabalho Autoria
Efeitos do multilingüismo em tarefas não verbais de controle cognitivo Márcia Zimmer (UCPel); Ingrid Finger (UFRGS )
Comparação entre o desempenho de crianças bilíngües e monolíngües em tarefas envolvendo a memória de trabalho Marta Tessmann Bandeira (UCPel)
Bilingüismo e sua relação com a consciência metalingüística de crianças Johanna Dagort Billig e Patrícia Piantá Frederes (UFRGS)

 

Sessão II
Dia 29/10-16h30 às 18h

Trabalho Autoria
O papel dos processos metacognitivos de repetição e de planejamento para repetição no desempenho oral de aprendizes de Inglês como segunda língua Raquel Carolina Souza Ferraz D’Ely (UFSC)
Notar e aprender: o efeito da instrução explícita na percepção
de inadequações pragmáticas
Lydia Tessman Mülling, Márcia Zimmer (UCPel)
A aquisição do Present Perfect por aprendizes brasileiros de inglês: uma análise aspectual Ingrid Finger, Simone Mendonça e Juliana Feiden (UFRGS)
Avaliação da habilidade de leitura em Inglês como língua estrangeira: reflexões sobre o nível de compreensão exigido por itens de testes Celso Henrique Soufen Tumolo (UFSC)

 

Sessão III
Dia 30/10 -14h30 às 16h

Trabalho Autoria
Investigando o processamento de narrativas em L2: um estudo com fNIRS Lilian Scherer e Lêda M. B. Tomitch (UNISC/UFSC)
O bilingüismo e a manutenção de funções executivas na terceira idade Lea Maria Pinto (UNIRITTER)
Envelhecimento, bilingüismo e semi-institucionalização: influências na consciência metalingüística dos pesquisados? Sabrine Amaral Martins (UCPel)
Memórias explícitas e implícitas e estruturação das línguas em um afásico trilíngüe Frederico Gomes e Silva Moreira (UCPel)

 

Sessão IV
Dia 30/10 -16h30 às 18h

Trabalho Autoria
Construindo uma Segunda Língua

Fernando Ferreira Júnior (CEFET Ouro Preto /UFMG)

Um estudo conexionista sobre a transferência do conhecimento suprassegmental entre L1 e L2 Ana Cristina Cunha (UFC)
O sistema de memória HipCort e o papel de grafia na transferência fonético-fonológica L2 (francês) – L3 (inglês) Cíntia Avila Blank (UCPel)
Metáfora, corporeidade e língua estrangeira Luciane Ferreira (UFC)

 

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