TELA 4 - Dissertações

Adelaide Strapasson

A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE A MULHER EM ENUNCIADOS DE JURISPRUDÊNCIA PENAL: UMA PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO DISCURSO

Adriana Alves Daufemback

O IMPERATIVO DO CORPO MAGRO E IDENTIDADES CORPORAIS ADOLESCENTES NA REVISTA CAPRICHO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA GRAMÁTICA VISUAL

Adriana Claudia Martins Fighera

O PROCESSAMENTO DO INPUT POR PARTE DOS APRENDIZES DE INGLÊS COMO L2 – O PAPEL DA SALIÊNCIA MORFOLÓGICA E DOS ADVÉRBIOS TEMPORAIS NA COMPREENSÃO DA REFERÊNCIA DE TEMPO

Adriana de Luca Sampaio Canto

A RELAÇÃO ENTRE O PRODUTO DE MODA E A IMAGEM CONCEITUAL GERADORA: EM BUSCA DE UM MÉTODO

Adriana de Oliveira Limas Cardozo

A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO E A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE HISTÓRIAS PRODUZIDAS POR CRIANÇAS

Adriana Mascarenhas Duarte de Assis

O PLANEJAMENTO COMO VEÍCULO DE
REFLEXÃO NO PERCURSO DE EDUCAÇÃO
CONTINUADA DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS

Alessandra de Souza Ávila Kabke

A PRESENÇA DO PROFESSOR NO ENSINO A DISTÂNCIA

Alex Garcia da Cunha

PRIMEIROS PASSOS NA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA NUMA NOVA LÍNGUA (INGLÊS) EM CONTEXTO DE ESCOLA

Alexandra Almeida De Oliveira

CLARICE LISPECTOR, HÉLÈNE CIXOUS E OS THIÉRIOT: UNIDOS PELOS LAÇOS DAS (RE) ESCRITURAS

Aline Nunes de Sousa

SURDOS BRASILEIROS ESCREVENDO EM INGLÊS: UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS

Álvaro Roberto Dias

(DES)LEITURAS DE UMA IDENTIDADE VISUAL

Alessandra Herlin De Bona

O PAPEL DO FEEDBACK CORRETIVO NA REVERSÃO DA FOSSILIZAÇÃO EM APRENDIZES ADULTOS

Ana Cláudia Pereira De Almeida

FORMAR E TRANSFORMAR: OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM PARA AULAS DE PORTUGUÊS

Ana Luiza Teixeira Armentano

A TAREFA DICTOGLOSS: ASPECTOS COGNITIVOS E INTERACIONAIS

Andréa Nóbrega Juliano

SUJEITO E ESCRITURA: UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA SOBRE ERRO

Anelise Bertuzzi Mota

CRIANÇA E MÍDIA - O ACESSO AO COMPUTADOR E SEUS REFLEXOS NOS SABERES DA CRIANÇA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

António Jorge Portela Marques-Ribeiro

PRÁTICAS DE LEITURA DO GÊNERO DE DISCURSO VIDEOGAME

Antonio Pedro Gonçalves

OS ASCENSOS REVOLUCIONÁRIOS DE FEVEREIRO E OUTUBRO DE 1917 NA RÚSSIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA

Ari José De Souza

ESTRATÉGIAS DE LEITURA NO CURSO DE LETRAS: UM ESTUDO COM
OS FORMANDOS DA UNICENTRO

Arice Cardoso Tavares

O PAPEL DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE LÍNGUAS: UMA ANÁLISE EM CURSOS ON-LINE DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Auda Maria Dos Santos

ANÁLISE DE ERROS GRAMATICAIS NA PRODUÇÃO ESCRITA DE APRENDIZES BRASILEIROS DE ESPANHOL: O PAPEL DA LÍNGUA MATERNA

Berenice de Azevedo Rabello

ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO TEXTUAL NA DISLEXIA: ANÁLISE COM BASE NA TEORIA DA RELEVÂNCIA

Caio Ricardo Bona Moreira

CATATAU DE PAULO LEMINSKI: OCCAM VERSUS CARTÉSIO CONTRA DA DITADURA DA RAZÃO

Candida Martins Pinto

ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS BOTTOM-UP EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTGUÊS PARA ESTRANGEIROS SEGUNDO A TEORIA DA ATIVIADE

Carina Dellagiustina

UMA VIAGEM AO MUNDO DOS GAMES: ANÁLISE DAS NARRATIVAS DOS JOGOS ELETRÔNICOS EDUCATIVOS

Carla Arcoverde de Aguiar Neves

A PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR SOBRE AS IMAGENS EM EMBALAGENS DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS PRONTOS E SEMI-PRONTOS: ILUSÃO OU ANALOGIA?

Carlos Felipe Da Conceição Pinto

UMA ANÁLISE DAS CONSTRUÇÕES DE CLIVAGEM E OUTRAS CONSTRUÇÕES FOCALIZADORAS NO ESPANHOL ATUAL

Carlos H. Kauffmann

O CORPUS DO JORNAL: VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA, GÊNEROS E DIMENSÕES DA IMPRENSA DIÁRIA ESCRITA

Carolina Neotti

AUTORIA E PLÁGIO NAS MONOGRAFIAS: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA

Catarina Rivadávia Silva de Souza

EXCLUSÃO PELA INCLUSÃO: A CONSTITUIÇÃO DE SENTIDOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Celso João Favaretto

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: A RELAÇÃO ENTRE AUTOR E LEITOR

Cesar Andrés Ciapino

ROCK’N ROLL: A DANÇA DA IDEOLOGIA

Christine Sant´Anna de Almeida

RETRATANDO A REALIDADE ESPÍRITO-SANTENSE QUANTO À FORMAÇÃO  DE PROFESSORES DE INGLÊS EM NÍVEL UNIVERSITÁRIO

Cintia Avila Blank

A TRANSFERÊNCIA GRAFO-FÔNICO-FONOLÓGICA L2 (FRANCÊS) - L3 (INGLÊS): UM ESTUDO CONEXIONISTA

Cibele Krause Lemke

AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM SUBJACENTES À PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORAS DE LÍNGUA ESPANHOLA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Clara Lúcia Frando De Macedo Giglio

A COMPREENSÃO LEITURA EM MATERIAIS DIDÁTICOS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA DE 1945 A 1990

Clarissa Diassul da Silva Redmer

METÁTESE E EPÊNTESE NA AQUISIÇÃO DA FONOLOGIA DO PB – UMA ANÁLISE COM BASE NA TEORIA DA OTIMIDADE

Cláudia Cristiane Levandoski Martins

GÊNEROS DIGITAIS E A ESCRITA NO ORKUT: RECONFIGURAÇÃO DO GÊNERO BILHETE

Cláudia Garcia Cavalcante

FORMAS VERBAIS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS PARA STRANGEIROS: UMA ANÁLISE BASEADA EM CORPUS

Claudia Maria Vasconcelos Lopes

EPISÓDIOS DESAFIANTES ENFRENTADOS POR UMA PROFESSORA DE LEITURA AO PREPARAR-SE PARA MERGULHAR NA INTERDISCIPLINARIDADE

Cláudio Delanoy

UMA DEFINIÇÃO DE LEITURA PELA TEORIA DOS BLOCOS SEMÂNTICOS

Clerton Luiz Felix Barboza

DESCRIÇÃO ACÚSTICA DOS SONS VOCÁLICOS ANTERIORES DO INGLÊS E DO PORTUGUÊS REALIZADOS POR PROFESSORES DE INGLÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA NO OESTE POTIGUAR

Courtney J. Campbell

IMPERIALISMO LINGUÍSTICO: ENSINO DE INGLÊS NO RECIFE

Cristiane Maroun

A MULTIMODALIDADE TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS

Cristina Zanella Rodrigues

AS MUDAS ROMPERAM O SILÊNCIO: DISCURSO ECOLÓGICO E MOVIMENTO CAMPESINO

Cristiano Gonçalves Araújo

O SISTEMA SEMÂNTICO DE PROJEÇÃO E SUA DISPERSÃO GRAMATICAL EM PORTUGUÊS BRASILEIRO: UMA DESCRIÇÃO SISTÊMICO-FUNCIONAL ORIENTADA PARA OS ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DA TRADUÇÃO

Cristiano Neves

OS JOGOS DE LINGUAGEM E A FILOSOFIA TERAPÊUTICA DE WITTGENSTEIN

Cristina Santos Ferreira Fuão

O DISCURSO HUMORÍSTICO SOBRE O GAÚCHO NAS TIRAS DO LIBÓRIO

Cynthia Fernanda Ferreira César

A VIVÊNCIA DO ALUNO COM DISTÚRBIO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO NO CONTEXTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA

Cynthia Morgana Boos de Quadros

AS RELAÇÕES INTERDISCURSIVAS ENTRE A ARTE, A POLÍTICA E O JORNALISMO: AS CHARGES DE CAO HERING

Cynthia Rippel Muller

O BRASILEIRO EM “CIDADE DE DEUS”: DA MALANDRAGEM À MARGINALIDADE

Daniela Arns Silveira Monteiro

O GÊNERO COMENTÁRIO: ANÁLISE SÓCIO-RETÓRICA DE EXEMPLARES PUBLICADOS NOS JORNAIS DIÁRIO CATARINENSE E FOLHA DE S. PAULO

Daniela Facchini Germann

COMO NARRAR DEPOIS QUE TUDO JÁ FOI FEITO? UMA ANÁLISE DA NOVELA RASTROS DE VERÃO DE JOÃO GILBERTO NOLL EM CONTRAPONTO CRÍTICO COM LA LIEBRE DE CÉSAR AIRA

Darlei Possamai

FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: O GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS NUMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO

Desirée Reinehr Mirapalhete

PROFESSORAS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM GRUPO DE DISCUSSÃO: ANÁLISE DIALÓGICA DO FAZER DOCENTE

Edetilde Mendes de Paula

LEITURA ELABORADA: INSTRUMENTO PARA A LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA?

Edivana Maria Stival

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS

Edinéia Aparecida Chaves De Oliveira

A EXPRESSÃO DA IDENTIDADE FEMININA NA MÚSICA FUNK: UMA ANÁLISE DO GÊNERO LETRAS DE CANÇÕES DA FASE ERÓTICA DO MOVIMENTO FUNK BRASILEIRO

Ednéia Aparecida Bernardineli Bernini

A ABORDAGEM DA LEITURA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LETRAS: DIAGNÓSTICO E ANÁLISE

Eduardo Bugs Gonçalves

LULA LÁ, LULA AQUI: MUDANÇAS DISCURSIVAS NO PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE A CONDIÇÃO DE CANDIDATO E A DE PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Elisângela Goulart Gonçalves

OS SENTIDOS DA CIÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: A HISTÓRIA EM QUADRINHO WATCHMEN

Ermelinda Barricelli

A RECONFIGURAÇÃO PELOS PROFESSORES DA PROPOSTA CURRICULAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Elizandra Nazário Silva

NELSON  RODRIGUES: UMA SILHUETA ERÓTICO-ROMANESCA

Elonir Gomes

DIABETES MELLITUS: COMO PASSAR DO DISCURSO DA AMARGURA PARA O DA DOÇURA

Elson Martins

LIVRO DIDÁTICO: DISCURSO CIENTÍFICO OU RELIGIOSO?

Elvis Dieni Bardini

A INFLUÊNCIA DA INDÚSTRIA FONOGRÁFICA NA FORMAÇÃO DO MERCADO DE CONSUMO MUSICAL BRASILEIRO E O RAP COMO AGENTE DA INDÚSTRIA E ALTERNATIVA DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE

Fábio Fernandes Madeira Lourenço

A COMUNICAÇÃO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA EDIADA PELO COMPUTADOR: O IMPACTO NA PRECISÃO

Fábio Wolf

A LINGUAGEM DO PROFESSOR COMO MEDIADOR CRÍTICO: INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Fabíola Elisa De Araújo

UM ESTUDO SOBRE A COERÊNCIA EM REDAÇÕES DO ENEM PRODUZIDAS NO PARANÁ

Fátima Aparecida Cezarim dos Santos

EMBATES DE FORÇAS NA FALAÇÃO EM SALA DE AULA: A PONTA DO ICEBERG

Fátima Hassan Caldeira

O AMBIENTE COGNITIVO MÚTUO E SUPOSIÇÕES FACTUAIS MUTUAMENTE MANIFESTAS COMO DELIMITADORES DA FRONTEIRA FAMILIAR: O CASO MARIENE STIER NO PROGRAMA “TROCA DE FAMÍLIA”

Felisberto Augusto da Fonseca

MATIZES E (PRÉ)CONCEITOS DA MULATA NAS OBRAS A ESCRAVA ISAURA E O CORTIÇO

Gemima Perez

PROFESSOR DE INGLÊS OU PROFESSOR DE INGLÊS EDUCADOR NA ESCOLA PÚBLICA?

Geruza Umbelina Goulart de Souza

O DISCURSO RELIGIOSO E AS METÁFORAS: (DES)CONSTRUINDO OS SENTIDOS

Gisele Luz Cardoso

READING SONG LYRICS: CO-CONSTRUCTION OF METAPHORICAL EXPRESSIONS BY EFL LEARNERS

Gizele Mancuzo De Brito

A ESCRITA ATRAVÉS DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Gisleine Silvana Gasparotto

OFICINA VIRTUAL DE REDAÇÃO: A PRODUÇÃO DE TEXTOS EM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

Glaci Gurgacz

FUNCIONAMENTO DAS ATIVIDADES DE LEITURA NA TERAPIA DE REABILITAÇÃO DE PACIENTE COM AFASIA DE BROCA: ESTUDO DE CASO

Graziela Morelli

COLEÇÃO DESEJOS POR JUM NAKAO: A LINGUAGEM DO RITUAL DA MODA

Gutemberg Alves Geraldes Júnior

C’EST LA VIE: LA VIE EN CLOSE ENTRE SONS, FORMAS E CONTEÚDOS

Greici Quéli Machado

APRENDIZAGEM DA LEITURA: CONTRIBUIÇÕES E LIMITAÇÕES DOS MÉTODOS DE ENSINO FÔNICO E GLOBAL NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS

Hans Peder Behling

COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM NO CIBERSPAÇO: ANÁLISE DE CURSO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNISUL VIRTUAL

Helga De Souza

A CHARGE VIRTUAL E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES

Heloiza Lanza

O USO PEDAGÓGICO DA BLOG NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO ESPANHOL

Iáscara Oara de Jesus

CORPO E MODA: MEDIAÇÕES IMAGÉTICAS PARA O CONSUMO E LIBERDADES POSSÍVEIS

Ilma Borges

PRÁTICA PEDAGÓGICA, PROCESSOS INTERATIVOS
HUMANOS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO USANDO A INTERNET: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICOCULTURAL DE LEV S. VYGOTSKY

Inessa Carrasco Pereyra

“TU ERES RESPONSABLE POR AQUELLO QUE CAUTIVAS”: UMA ANÁLISE DA MULTIMODALIDADE EM PRODUÇÕES DE ALUNOS DE 8ª SÉRIE EM ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Irene Izilda Da Silva

RESSIGNIFICANDO AS IDENTIDADES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL

Íria Catarina Queiróz Baptista

RETRATOS DE MULHER: ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DO CORPO FEMININO NAS CAPAS DAS REVISTAS MENSAIS BRASILEIRAS PLAYBOY E NOVA NO ANO DE 2005

Jair Joaquim Pereira

A PROPOSTA CURRICULAR DO MUNICÍPIO DE PALHOÇA (SC) E A ATIVIDADE PEDAGÓGICA: CONFLITOS ENTRE CONCEPÇÃO E ELABORAÇÃO DIDÁTICA

Jamille Militão de Souza

GRAUS DE EXPLICITAÇÃO EM REESCRITA DE PRODUÇÃO TEXTUAL: ANÁLISE, COM BASE NA TEORIA DA RELEVÂNCIA, DOS EFEITOS DA INTERVENÇÃO ORAL DOCENTE

Joanildes Felipe

O LOBO MAU QUE É BOM: A RE-VERSÃO DO MITO NAS HISTÓRIAS INFANTIS

Jorge André Nogueira Alves

O OUTRO FEMININO NAS CANÇÕES DE ANA CAROLINA

José Edelberto Costa Filho

ELEMENTOS PARA UM GLOSSÁRIO BILINGÜE (PORTUGUÊS E INGLÊS) DE TERMOS-CHAVE DA TEORIA DA METÁFORA CONCEITUAL

Josely Teixeira Carlos

MUITO ALÉM DE APENAS UM RAPAZ LATINOAMERICANO VINDO DO INTERIOR: INVESTIMENTOS INTERDISCURSIVOS DAS CANÇÕES DE BELCHIOR

Josemeri Peruchi Mezari

UM DISCURSO FRAGMENTADO: A UNIVERSIDADE E SUAS AÇÕES SOBRE A REALIDADE SOCIAL

Juliana Radatz Kickhöfel

O PROCESSO DE SÂNDI EXTERNO NA AQUISIÇÃO DA FONOLOGIA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO – UMA ABORDAGEM COM BASE NA TEORIA DA OTIMIDADE

Juliana Schwartz

A INVASÃO DOS CIBORGUES

Júnia Agda Cestari

EVENTOS DE LETRAMENTO COM USO DA INTERNET NO ENSINO DE INGLÊS: UMA PESQUISA-AÇÃO

Karen Andresa Teixeira Santorum

POR UMA MUDANÇA DE FOCO NA AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO LEITORA

Karen Cristina Kraemer Abreu

FOTOGRAFIA DE IMPRENSA, POLÍTICA E MÍDIA: UMA ANÁLISE DAS IMAGENS FOTOJORNALÍSTICAS DOS CANDIDATOS ANTÔNIO BRITO E OLÍVIO DUTRA PUBLICADAS NAS CAPAS DOS JORNAIS CORREIO DO POVO E ZERO HORA NO SEGUNDO TURNO DA ELEIÇÃO PARA O GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL EM OUTUBRO DE 1998

Karla Coelho Grillo

A IMAGEM DA MULHER COM ARGUMENTO DE VENDA NA PUBLICIDADE

Karla Fernanda Fonseca Corrêa Avanço

PERFORMATIVIDADE E CONSTITUIÇÃO DAS IDENTIDADES DE GÊNERO NA REVISTA VIP

Kátia Simão Lazarini Oliveira

O DISCURSO COMODIFICADO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO - UM ESTUDO DE CASO DO OESTE DO PARANÁ

Katya Dos Santos Garabetti Souza

A INTRODUÇÃO DA TRANSDISCIPLINARIDADE
EM TURMAS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ATRAVÉS DO ENSINO LÚDICO

Kelly Cristina Molinari da Silva

O GÊNERO ORIENTAÇÃO DE MESTRADO: ESTUDO DE CASO RELATIVO AO PERÍODO DE ESCRITURA DO PROJETO DE PESQUISA DE UM MESTRANDO

Kenia Moreira Cabral

A LINGUAGEM DA MODA: UMA HISTÓRIA DE REVOLUÇÕES - DA ALTA COSTURA AO PRÊT-À-PORTER (1858-1960)

Leo Diniz Santos

ÍNDICES DE UM “CINEMA DE POESIA” EM ERASERHEAD

Letícia Stander Farias

A AQUISIÇÃO DO ACENTO PRIMÁRIO EM INGLÊS COMO LE: O CASO DE PALAVRAS SUFIXADAS, À LUZ DA TEORIA DA OTIMIDADE

Lígia Simoneli

O LEITOR E A LEGITIMIDADE DA MÍDIA: A RELAÇÃO ENTRE A REVISTA VEJA E SEUS LEITORES NO ENSINO SUPERIOR

Lilian de Mello Martins

IDENTIFICAÇÃO E TRADUÇÃO DE METÁFORAS LINGÜÍSTICAS E CONCEPTUAIS EM ABSTRACTS DA ESFERA ACADÊMICA: UMA ANÁLISE BASEADA EM LINGÜÍSTICA DE CORPUS

Lílian Zimmer Chagas

A INTERAÇÃO ENTRE OS CONHECIMENTOS IMPLÍCITO E EXPLÍCITO NA  APRENDIZAGEM DA SEGUNDA LÍNGUA

Liliana Barros Tavares

DEIXEM QUE DIGAM, QUE PENSEM, QUE FALEM: A HOMOFOBIA NA VISÃO DOS FORMANDOS DE LICENCIATURA DA UFRPE

Liliane Da Silva Prestes

A INFLUÊNCIA DO SN-SUJEITO NO PROCESSAMENTO DE ORAÇÕES RELATIVAS AMBÍGUAS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Lindamir Casagrande

QUEM MORA NO LIVRO DIDÁTICO?

Lorene Soares

RITMOS E CONEXÕES

Lisandra Trento

A POSTERIORIZAÇÃO /ÕW/ NA ALTERNÂNCIA FÔNICA DO DITONGO NASAL /ÃW/ NA FALA DE INFORMANTES BILÍNGÜES DE TERCEIRA IDADE DO MUNICÍPIO TREZE DE MAIO (SC) - EVOCAÇÃO DA TRADIÇÃO ÍTALO-BRASILEIRA

Lourdes Cividini Cassarotti

CRÍTICA DE CINEMA NO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO: UM ESTUDO DO GÊNERO

Luciana Da Silva

ESTUDO CRÍTICO DA REPRESENTAÇÃO VISUAL DO LÉXICO EM DICIONÁRIOS INFANTIS ILUSTRADOS

Luciana Specht

AUTORIA DE ALUNOS-ESCRITORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: POSSIBILIDADE OU UTOPIA

Lydia Tessmann Mülling

NOTAR E APRENDER: O PAPEL DA INSTRUÇÃO EXPLÍCITA NAAQUISIÇÃO DA PRAGMÁTICA DA L2

Manoel Jesus Soares da Silva

JORNALISMO E LITERATURA – UMA RELAÇÃO POSSÍVEL

Mara Cláudia de Oliveira Silva

A LEITURA DO CORDEL NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO

Mara Souza Ribeiro Mendes

XONDARO - UMA ETNOGRAFIA DO MITO E DA DANÇA GUARANI COMO LINGUAGENS ÉTNICAS

Marcelo Mario Amendolara

O ENSINO DAS REGRAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA DA LÍNGUA ESPANHOLA UTILIZANDO A INTERNET

Márcia Adriana Dias Kraemer

MATERIAL DIDÁTICO: A GRAMÁTICA QUE SE REVELA

Márcia Cristiane Nunes Scardueli

A REPRESENTAÇÃO DA DELEGACIA DA MULHER PARA POLICIAIS CIVIS DA 19ª REGIÃO POLICIAL CATARINENSE

Márcia Helena dos Santos

A CONSTRUÇÃO DO TEMA A PARTIR DE COLETÂNEA FORMADA POR TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS DISCURSIVOS

Marcia Juliana Dias de Aguiar

ENSINO DE CULTURA E GÊNEROS TEXTUAIS: AS CRENÇAS DE UMA ALUNA-PROFESSORA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Marcia Regina Pawlas Carazzai

GRAMMAR AND GRAMMAR TEACHING: A QUALITATIVE STUDY OF EFL TEACHERS’ BELIEFS AND BEHAVIORS

Márcia Valéria Telles Carvalho

LINGUAGEM, ENUNCIAÇÃO E ALTERALIDADE: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A RELAÇÃO DIALÓGICA ENTRE UM GRUPO DE OUVINTES IDOSOS E OS COMUNICADORES DE RÁDIO AM DA GRANDE FLORIANÓPOLIS

Márcio Sales Santiago

REDES DE PALAVRAS-CHAVE PARA ARTIGOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA MEDICINA: UMA PROPOSTA À LUZ DA TERMINOLOGIA

Marcos Racilan

LEITURA COMUNICATIVA

Marcus Vinícius Liessem Fontana A LÍNGUA QUE NÃO SE VÊ: O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL MEDIADO POR COMPUTADOR PARA DEFICIENTES VISUAIS

Margarete Trigueiro De Lima

SUPER PODERES PARA QUÊ?  UMA ANÁLISE DE REPRESENTAÇÕES FEMININAS NA MÍDIA INFANTIL EM MULHER MARAVILHA E MENINAS SUPERPODEROSAS

Margarida Rosa Álvares

DO BRASIL À ESPANHA: UMA VIAGEM INTERCULTURAL ATRAVÉS DA PROPAGANDA

Maria Arlete Goulart Piuco

A EXPANSÃO URBANA DE TUBARÃO (SC) NUMA PERSPECTIVA SEMIÓTICA DE ANÁLISE

Maria Cavalcanti

MULTIMODALIDADE E ARGUMENTAÇÃO NA CHARGE

Maria Christina da Silva Firmino Cervera

O ENSINO-APRENDIZAGEM DO GÊNERO RESENHA CRÍTICA NA UNIVERSIDADE

Maria Cristina Pires Pereira

TESTES DE PROFICIÊNCIA LINGUÍSTICA EM LÍNGUA DE SINAIS: AS POSSIBILIDADES PARA OS INTÉRPRETES DE LIBRAS

Maria Da Conceição Aparecida Pereira Zolnier

LÍNGUA INGLESA: EXPECTATIVAS E CRENÇAS DE ALUNOS E DE UMA PROFESSORA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Maria Gerson Miranda Magno Junior

INSTRUMENTOS DE BUSCA NA WEB E MEMÓRIA DISCURSIVA

Marcia Juliana Dias de Aguiar

ENSINO DE CULTURA E GÊNEROS TEXTUAIS: AS CRENÇAS DE UMA ALUNA-PROFESSORA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Maria Noêmi Freire da Costa Freitas

CIGARRAS, FORMIGAS, SEVERINOS E CIA.: UM OLHAR ATENTO PARA A ICONICIDADE DO SUBSTANTIVO

Maria Thereza Veloso

O CANTO QUE ENCANTA: NA LINHA DE MONTAGEM, O DISCURSO DA NÃO-MUDANÇA  (UM ENFOQUE A PARTIR DA MÚSICA NATIVISTA SUL-RIO-GRANDENSE)

Marília Crispi de Moraes Maciel

MANÍACO DA BICICLETA: DA CONSTRUÇÃO DE UM MITO AO DISCURSO SENSACIONALISTA

Marília Curado Valsechi

DESENREDANDO OS FIOS DA TEIA: ANÁLISE DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO DO PROGRAMA TEIA DO SABER

Marilia Maura Pires Baptista Salvalaggio

A POSIÇÃO DO PSICANALISTA NA SITUAÇÃO ANALÍTICA: UM OLHAR A PARTIR DA ANÁLISE DE DISCURSO FRANCESA

Marilúcia Dos Santos Domingos Striquer

OS OBJETIVOS DE LEITURA NO LIVRO DIDÁTICO

Marlene Zenaide Friedrich

DIÁLOGOS ARTÍSTICOS COM ROSELI PRETTO

Marloá Eggres Krebs

UM OLHAR PARA A INTERFERÊNCIA DOS HETEROSSEMÂNTICOS NA APRENDIZAGEM DO ESPANHOL POR FALANTES NATIVOS DE PORTUGUÊS BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO

Marlucy Maria Da Silveira Ribeiro

ATITUDES E MOTIVAÇÃO: FATORES INTRÍNSECOS DA INTERAÇÃO PROFESSOR/ALUNO

Milene Bazarim

CONSTRUINDO COM A ESCRITA INTERAÇÕES IMPROVÁVEIS ENTRE PROFESSORA E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA PERIFERIA DE CAMPINAS

Mirella Alessandra Vegini

A PRODUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE A MULHER NO SITE DE RELACIONAMENTO ORKUT

Miriam Gomes d’Alascio

EFEITOS DE SENTIDO DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA NO DISCURSO DE PROFESSORES E ALUNOS DE 5ª A 6ª SÉRIE DE UMA  ESCOLA ESTADUAL DE SANTA CATARINA

Miriam Terezinha Lopes Lúcio

O BOI DE MAMÃO VIVO(E) NA ESCOLA: UMA LEITURA DO GRUPO FOLCLÓRICO BECO DO BEIJO NA CIDADE DE TUBARÃO

Nilceia Bueno de Oliveira

ANÁLISE CRÍTICA DAS CRENÇAS DOS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA EM PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO ESTADO DO PARANÁ

Nilvânia Damas Silva Lima

TEORIAS PESSOAIS E PERCEPÇÕES DE CINCO PROFESSORES DE INGLÊS EM FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA

Noadia Iris Da Silva

ENSINO TRADICIONAL DE GRAMÁTICA E PRÁTICA DE ANÁLISE LINGÜÍSTICA NA AULA DE PORTUGUÊS

Odete Cicatto Benghi

UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE CARNAVALIZAÇÃO UTILIZADAS POR ARNALDO JABOR NA CRÔNICA POLÍTICA SOBRE GEORGE BUSH E OSAMA BIN LADEN

Patrícia dos Reis Pozza

A LEITURA DA RESENHA ACADÊMICA NA GRADUAÇÃO E NO MESTRADO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM ESTUDANTES DA ÁREA DA EDUCAÇÃO

Patrícia Gomes dos Santos

O DISCURSO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL NA PETROBRÁS

Patrícia Marcuzzo

UM ESTUDO DE RELATOS DE PESQUISA EM ANÁLISE DE GÊNERO

Paula Francineti Ribeiro De Araujo

O GERENCIAMENTO DAS VOZES ENUNCIATIVAS NO GÊNERO FATIA DE VIDA DA ORDEM DO RELATAR

Rafael Leal Vitola

AWARENESS PRAGMÁTICO: O CASO DE CHINESES FALANTES DE PORTUGUÊS COMO L2

Raquel Cristina Mendes De Carvalho

A TEACHER’S DISCOURSE IN EFL CLASSES FOR VERY YOUNG LEARNERS: INVESTIGATING MOOD CHOICES AND REGISTER

Raquel da Silva

A CONVERSÃO DO FONEMA /S/ EM CONTEXTOS COMPETITIVOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Raquel Gastaldi Dias

A PROMOÇÃO DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS NO ENSINO DA LEITURA: UMA INVESTIGAÇÃO COM CRIANÇAS DE 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

Raquel  Kämpf

PARA UMA ESTÉTICA DA PORNOGRAFIA

Regina Célia Veiga Da Fonseca

AQUISIÇÃO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO
LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO MÉDIO,
ATRAVÉS DA UNIÃO DO “PROJECT WORK”
COM O COMPUTADOR

Regina Márcia Silva Faria

CHAVE MEDIADORA DA COMPREENSÃO: O PAPEL DA TRADUÇÃO CONSCIENTE NA COMPREENSÃO DA LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

Renata Costa De Sá Bonotto

INTERNET NA SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA:
FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA

Renata Kabke Pinheiro

ÉOWYN, A SENHORA DE ROHAN: UMA ANÁLISE LINGÜÍSTICO-DISCURSIVA DA PERSONAGEM DE TOLKIEN EM O SENHOR DOS ANÉIS

Renata Silveira Da Silva

FUNCIONAMENTO DISCURSIVO DAS INTERAÇÕES NO IRC: UM ESTUDO PELO VIÉS DA DESIGNAÇÃO

Richarles Souza de Carvalho

ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO PUBLICITÁRIO NA PROMOÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA

Rita Cristiana Barbosa

OBJETO DE APRENDIZAGEM E O ESTUDO DE GRAMÁTICA: UMA
PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Roberta Egert Loose

O PAPEL DA INSTRUÇÃO EXPLÍCITA NA AQUISIÇÃO/APRENDIZAGEM DE ESTRUTURAS DO ESPANHOL POR FALANTES DO PORTUGUÊS

Rogério Casanovas Tilio

MASCULINIDADES HEGEMÔNICAS E SUBALTERNAS: UMA ANÁLISE SÓCIO-DISCURSIVA DE UMA HISTÓRIA DE VIDA

Rômulo Francisco De Souza

AVALIAÇÃO DE SOFTWARES
PARA O ENSINO DE LÍNGUAS:
FOCO NA COMPREENSÃO ORAL

Rosane de Albuquerque Porto

A RODA DOS EXPOSTOS E JOGO NO DISCURSO DE VIEIRA FAZENDA

Rosane Garcia Silva

O USO DA PALAVRA PROSÓDICA POR FALANTES DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: IMPLICAÇÕES NA ORTOGRAFIA DE PALAVRAS PREFIXADAS

Rosane Maria Bolzan

INFLUÊNCIA DA INTERVENÇÃO ESCRITA DO DOCENTE EM TEXTOS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVOS REESCRITOS: ANÁLISE COM BASE NA TEORIA DA RELEVÂNCIA

Rosângela Camilo

LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS EM LÍNGUA INGLESA

Rosângela Guedes Baptista

POR ENTRE OS (DES)CAMINHOS DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO

Rozana Teixeira

O PAPEL DA EDUCAÇÃO E DA LINGUAGEM NO PROCESSO DE DISCRIMINAÇÃO E ATENUAÇÃO DO RACISMO NO BRASIL

Sabrina de Farias Faraco

USO DO HIPERTEXTO - ENUNCIAÇÃO DIGITAL HÍBRIDA - NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Sabrina Hohmann Duarte

RELAÇÕES DE DISTÂNCIA E DE COMPLEXIDADE ENTRE TRAÇOS DISTINTIVOS NA GENERALIZAÇÃO EM TERAPIA DE DESVIOS FONOLÓGICOS

Samira Rovedo Varela

ANÁLISE COMPARATIVA DAS CONSTRUÇÕES DE SENTIDO DA COMPREENSÃO LEITORA EM ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA ENTRE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Sara Guiliana Gonzales Belaonia

ENSINO CRÍTICO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: PERCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA-FORMADORA E DE ALUNOS-PROFESSORES

Sérgio De Jesus

DISCURSO POLICIAL

Sérgio Flores Pedroso

A CARGA CULTURAL COMPARTILHADA: A PASSAGEM PARA A INTERCULTURALIDADE NO ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA

Silésia de Aguiar Mendes Maciel

UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DA ARTE: PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA E A PRÁTICA DOCENTE

Silvana Edinezia Campos da Luz

GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR E CAPACITAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES: (RES)SIGNIFICAÇÃO DA LINGUAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR

Silvana Mendes Lucas

11 DE MARÇO DE 2004: A IMAGEM FOTOJORNALÍSTICA DO ATENTADO TERRORISTA EM MADRI

Silvia Silva

COM A PALAVRA, O INTÉRPRETE - UMA ABORDAGEM DISCURSIVA SOBRE A PRÁTICA DA INTERPRETAÇÃO SIMULTÂNEA NO BRASIL

Silvia Spagnol Simi dos Santos

A IMAGEM VISUAL APLICADA NA PUBLICIDADE E PROPAGANDA: UMA EXPERIÊNCIA EM PROJETOS EXPERIMENTAIS DE GRADUAÇÃO

Simone Rocha

HIPERTEXTO NO ENSINO DE HISTÓRIA: ANÁLISE DO TRAJETO DE LEITURA EM AMBIENTE HIPERMÍDIA

Simone Telles Martins Ramos

AS AÇÕES DA REFLEXÃO CRÍTICA NA ATIVIDADE: SESSÃO REFLEXIVA

Suzete da Rosa Gonçalves

A LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA AVALIAÇÃO DISCENTE: PERSPECTIVA DE LETRAMENTO DE UM ESTUDO DE CASO

Tânea Maria Nonemacher

CRENÇAS E PRÁTICAS EM ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA - PROFESSORAS EM FORMAÇÃO INICIAL, EM EXERCÍCIO NO ENSINO MÉDIO

Tatiane Maccarini

UM OLHAR NA PUBLICIDADE: UMA ANÁLISE DO FILME “ONDAS” DA TIM CELULAR

Tatiani Daiana de Novaes

COMPREENSÃO DE LEITURA EM DIFERENTES SUPORTES: ESTUDO COMPARATIVA ENTRE O IMPRESSO E O DIGITAL

Thainara Lima

PLANEJAR E REALIZAR O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Uruguay Cortazzo

IDENTIDAD Y NEGACIÓN: EL DISCURSO CRÍTICO DE ALBERTO ZUM FELDE

Valdeni Da Silva Reis

O DIÁRIO DE APRENDIZAGEM
DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS)
SOB A PERSPECTIVA DO PROCESSO DISCURSIVO

Valdênia Carvalho E Almeida

TRILHANDO NOVOS CAMINHOS: PROFESSORES RUMO À IMPLEMENTAÇÃO DE CALL

Vanessa Cavali

A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA: MODELOS SOCIAIS E OS MITOS FUTURISTAS

Vanessa Wendhausen Lima

ANÁLISE DO VERBETE DA WIKIPEDIA SOB A ÓTICA DA TEORIA DE GÊNERO COMO AÇÃO SOCIAL

Vânia Aparecida Ribeiro

A RELAÇÃO DO ADOLESCENTE COM A ESCRITA PEDAGÓGICA E COM A ESCRITA NA INTERNET: DOIS MODOS DE CONSTITUIÇÃO DE AUTORIA

Vânia Regina Alves de Souza

LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS) PARA A ELABORAÇÃO DE RESUMOS DOCUMENTÁRIOS

Vanessa Ribas Fialho

A DIFERENÇA NA SEMELHANÇA: UMA PROPOSTA BASEADA NA TEORIA DA ATIVIDADE PARA O ENSINO DE LÍNGUAS PRÓXIMAS

Verônica Coitinho

A PRÁTICA DOCENTO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS PARA UMA APRENDIZAGEM CRÍTICA

Vidomar Silva Filho

TESTAGEM DE LEITURA: A INTERAÇÃO ENTRE O TEXTO, O CONHECIMENTO PRÉVIO E AS INFERÊNCIAS

Vinicius Valença Ribeiro

O VALOR DO PRESTÍGIO EM ANÚNCIOS DE AUTOMÓVEIS: UMA ANÁLISE DO DISCURSO

Vivian Mara Silva Garcia

CIBERARTE: UMA APROXIMAÇÃO EM TRÊS DIMENSÕES (SEMIÓTICAS)

Viviane Possamai

MARCADORES TEXTUAIS DO ARTIGO CIENTÍFICO EMCOMPARAÇÃO PORTUGUÊS E INGLES

Viviane Pires Viana Silvestre

A PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVA NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE QUATRO PROFESSORAS DE INGLÊS

William Fernandes Molina

ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS NARRATIVAS E DO AMBIENTE VIRTUAL DOS JOGOS EM REDE: UM ESTUDO DE CASO DO JOGO PRISTON TALE

Zeli Gonzalez

LINGUÍSTICA DE CORPUS NA ANÁLISE DO INTERNETÊS