Teorias e temas de meu interesse

 

Teorias

Por trás de toda prática - também da sala de aula! - tem uma teoria. As que mexem comigo no momento são, por ordem de relevância:

  • Teoria da Atividade. Vem de Vygotsky, passando por Leontiev e chegando em Wertsch, Cole, Bruner e Engestrom, entre outros. O que diz a Teoria? Tudo o que aprendemos acontece através de um instrumento de mediação. Pode ser um artefato cultural (livro, computador, etc.) ou uma função psicológica superior (linguagem, estratégias de aprendizagem, etc.)
  • Teoria da Complexidade. Tudo está relacionado com tudo. Qualquer detalhe deve ser investigado em seu contexto global. Nome mais importante da teoria: Edgar Morin.
  • Teoria do Caos. Preocupa-se em mostrar que um fenômeno acontece a partir de uma causa inicial e pela sua interação com outros fenômenos. Os nomes mais importantes dessa área estão na Física e na Matemática. Estamos tentando trazer a teoria para o ensino e aprendizagem da(s) língua(s).

Temas preferenciais

  • Uso das novas tecnologias na aprendizagem da(s) língua(s).
  • Ensino da leitura em língua materna e língua estrangeira, principalmente a partir das teorias expostas acima, considerando, por exemplo, aspectos como a formação das comunidades de aprendizagem.
  • Produção textual em língua materna e língua estrangeira, também partindo das teorias expostas, considerando, por exemplo, como o professor pode formar uma comunidade discursiva de produtores e consumidores de texto.
  • Questões políticas no ensino da língua estrangeira

Metodologias preferenciais

  • Abordagens qualitativas, com ênfase no estudo de caso.

Onde posso obter mais informações?

  • Sugiro ver os meus textos mais recentes, disponíveis neste site
    (clique aqui: textos)